23 fevereiro 2024

Acre cresce no ranking nacional de produção agropecuária e ultrapassa 5 estados

Por Isabelle Figueiredo, da Folha do Acre

Date:

Segundo as estimativas atualizadas até setembro, o estado do Acre cresceu no ranking do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), atingindo um montante de R$ 2,6 bilhões e superando cinco unidades federativas: Rio Grando do Norte, Paraíba, Roraima, Distrito Federal e Amapá.

Com o novo valor montante, o Acre tem um crescimento de 2,3% na produção agropecuária em 2023 e se posiciona na 22ª posição do ranking nacional do VBP, que é liderado por Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Os dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), nos últimos anos, a mandioca representou 63% da produção agrícola no Acre no primeiro semestre de 2023. A nível nacional, o produto apresentou um desempenho positivo ao longo desse ano, com aumento de 39,7% no VBP.

Além da mandioca, o tomate (25,5%), banana (17,5%), o cacau (17,3%) e a laranja (16,8) tiveram os maiores desempenhos ao longo desse ano. O algodão, batata inglesa, café e trigo, tiveram desempenhos negativos devido aos preços mais baixos em 2023.

A Seagri afirmou que até julho deste ano o Acre cresceu 7% em produção agrícola, e que apesar dos cultivos de café e cacau ainda não apareceram no cenário econômico, prometeram alavancar as safras ainda neste ano.

No Brasil, estimativas totais apontam para um incremento de 2,7% em relação ao resultado de 2022, que foi de R$ 1,120 trilhão. A estimava aponta pra um acréscimo total de 30 bilhões de reais.

Últimas