24 fevereiro 2024

Socorro Neri acata pleitos da assistência social acreana

Assessoria

Date:

Numa reunião extremamente produtiva, a deputada Socorro Neri (PP) recebeu nesta terça-feira,12,em seu gabinete em Brasília, a presidente do Conselho Regional de Assistência Social do Acre, Regianni Oliveira, acompanhada de Adeni Silva (sec.executiva) e João Lucas Silva(conselheiro). A presidente do Conselho solicitou à parlamentar apoio à aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nº 383/2017.O projeto trata do percentual mínimo de 1% para a política de assistência social. ”Socorro Neri é uma grande militante da defesa do Sistema Único de Assistência Social”, fez questão de reconhecer.

Por seu lado, Socorro Neri foi taxativa: “É uma reivindicação das mais justas e oportunas”, salientando que a assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado. Ao identificar a importância da categoria, a representante acreana lembrou que partir da publicação da Lei Orgânica de Assistência Social(LOAS) a profissão passou a compor o tripé da chamada Seguridade Social, juntamente com a saúde e previdência social .

Portanto merece toda nossa atenção, respeito e apoio”. Atualmente, o SUAS (Sistema Único de Assistência Social )atende mais de 30 milhões de famílias em todo território nacional e , ainda assim, o país guarda uma enorme demanda reprimida.

Recursos

Regianni Oliveira acrescentou ainda sua preocupação com o fortalecimento da categoria no Acre. Por isto mesmo, disse ela, a questão da alocação de recursos via emenda parlamentar é fundamental para que a assistência social venha a atender os planos estaduais. Por se tratar de uma profissão que busca garantir a proteção social dos cidadãos no enfrentamento de suas dificuldades, a presidente do Conselho Regional do Acre afirmou ainda que a assistência social é capacitada para dialogar com a realidade dos municípios e diagnosticar ,com base nos indicadores, onde as emendas podem ser melhores investidas.

Por seu lado, a deputada se comprometeu em estabelecer um contato permanente com a categoria ,”para que a gente possa dialogar com os órgãos locais de controle social e ouvir os conselhos de categoria existentes no Estado”.Oliveira enfatizou que o Conselho Regional de Assistência Social acompanha e orienta a política do SUS (Sistema Único de Saúde). “É importante que os conselhos sejam ouvidos para a melhor destinação dos recursos públicos”, finalizou Oliveira ao consolidar uma ponte de diálogo constante com o trabalho parlamentar da deputada Socorro Neri.

Últimas