24 abril 2024

Prefeitura entrega posto da Vila Santa Rosa revitalizado e ampliado

Assessoria

Date:

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou nesta quinta, 14, a entrega da Unidade Básica de Saúde da Vila Santa Rosa. A entrega fez parte das comemorações do aniversário da vila.

O posto passou por uma completa revitalização com a pintura e a col0ocação de lajotas conforme o preconizado pelas normas de saúde e higiene da Vigilância Sanitária. A reforma também a ampliação de salas específicas para vacinação, sala para coleta de exames e construção de banheiros. Além destas mudanças na estrutura física, a unidade também está sendo entregue com a ampliação do serviço de atendimento odontológico, que passa a ser diário e o funcionamento de um laboratório de análises clínicas que irá atender à Vila Santa Rosa e ramais do entorno.

“A entrega e as reformas das UBS era um compromisso do prefeito Zequinha desde o início da gestão que estão sendo cumpridos. Além de reformar todas as unidades e estar entregando um posto revitalizado, melhoramos também a cobertura de atendimento odontológico, que passará de semanal para agora de segunda a sexta das 7:00 às 13:00 hora”, disse a secretária municipal de saúde Valéria Lima.

O laboratório de análises clínicas também trará uma melhora significativa para a realização de exames na região da Vila Santa Rosa e ramais adjacentes.

“O ponto fundamental é a inauguração do laboratório de análises clínicas, com setor de bioquímica, dermatologia, coleta de sangue, fezes e urina. A partir de segunda-feira os exames serão feitos aqui e para todas vilas e comunidades próximas do entorno como Pentecostes, Nari do Moa, Areal, Marianas, São Pedro e Buritirana. As pessoas vão fazer os exames e já recebem no outro dia, e é no sistema de livre demanda, ou seja, não há um limite diário”, concluiu a secretária.

Manoel Nogueira dos Santos, morador há 14 anos da Vila Santa Rosa, sobre os avanços da saúde no local.

“Estou muito feliz, sim senhor, porque o atendimento era bom, mas não tinha toda hora, médico era só uma vez por semana. Graças a Deus chegou essa oportunidade de atendimento, vai ser muito especial agora, principalmente para quem vem de longe da zona rural, às vezes com picada de cobra”, disse.

José da Silva Araújo, 68, viu a Vila Santa Rosa nascer. José foi coordenador do posto de saúde da vila e conheceu de perto todas as dificuldades e os avanços na área de saúde.

“Tive a infelicidade de ver pessoas falecer esperando por médico e ambulância. Às vezes não dava tempo, presenciei isso. Hoje com muita luta e a ajuda dos políticos da região e da comunidade já temos avanços. Passamos a ter uma ambulância que já leva para uma hemodiálise atendimento, se alguém estiver acamado”, disse.

“Este é um momento importante, é uma reivindicação de muitos anos. São muitos ramais que desemborcam aqui e facilita se houver uma unidade. Agora temos um laboratório na unidade e o resultado é rápido. Isso é gratificante”, completou.

“Estamos reinaugurando o posto de saúde da comunidade trazendo essa novidade que é o Laboratório de Análises Clínicas para atender a região em volta da comunidade Santa Rosa”, disse o prefeito Zequinha Lima.

“Até 2024 iremos concluir a reforma de todos os postos de saúde de Cruzeiro do Sul e seus anexos. É importante para que tenhamos um ambiente propício ao seu atendimento, porque a pessoa que chega já vem com algum problema e se ela encontra um posto que não recebe bem, com estrutura danificada, isso atrapalha o trabalho dos nossos servidores. É preciso ter um local salubre para ter condições para prestar um bom serviço para a comunidade”, concluiu o prefeito Zequinha Lima.

Aqui só tinha uma opu dias vezes por semana atendmentol odontológico, vai ter de segurda a sexta feira todos dias para esta comhnidade santa rosa.

Últimas