2 março 2024

“Parceria com a Índia pode contribuir muito para o desenvolvimento acreano”, destaca Socorro Neri

Assessoria

Date:

A deputada Socorro Neri(PP),juntamente com o presidente da Aleac, Luís Gonzaga(PSDB),e a reitora da Ufac, Guida Aquino, estiveram nesta segunda-feira,(11)em Brasília, com o embaixador da Índia, Suresh Reddy .Em pauta, projetos a serem desenvolvidos em parceria entre o Acre e a Índia, sobretudo nas áreas científica, comercial e cultural . ”A Índia, por sua projeção no cenário mundial, tem muito contribuir com o Acre”, reconheceu a parlamentar.

Em agenda solicitada pelo presidente da Aleac, o embaixador garantiu uma cooperação para que estudantes e servidores acreanos possam fazer cursos na Índia. O intercâmbio, de extremo interesse para o Acre, seria assegurado pela própria Índia. O país asiático se comprometeu, segundo a deputada, em assumir os custos em termos de bolsas, passagens e hospedagens. A proposta interessou vivamente a reitora da Ufac, Guida Aquino, “já que possibilita o envio de estudantes com vias ao aperfeiçoamento de suas graduações e pesquisa”, completou a parlamentar acreana.

Membro proeminente do Brics, a Índia vem investindo pesadamente na tecnologia de ponta (sobretudo na área digital onde hoje desponta como uma das lideranças mundiais), preocupação com mudanças climáticas, recursos naturais e desigualdade no plano de desenvolvimento.

Entusiasta da riqueza medicinal amazônica, Luís Gonzaga lembrou que o Acre tem um grande potencial farmacêutico, e a Ìndia é a maior produtora de medicamentos do mundo.”Este intercâmbio pode abrir portas para que os acreanos tenham acesso à ciência e venha exportar produtos para a Ìndia”.

Comércio

A cooperação, proposta pelo presidente da Aleac, Luís Gonzaga, engloba ainda a possibilidade de uma comitiva de empresários e deputados acreanos seja recebida na ‘India por empresários e parlamentares locais com vistas a um acordo comercial. “A troca de produtos com a Índia, que detém uma das maiores e mais diversificadas pautas em termos de comércio global seria de enorme interesse ao Acre”, destacou Neri.

A deputada agradeceu a viva receptividade aos pleitos grupo acreano e o sincero interesse do diplomata indiano no Acre. “Tenho certeza que a reunião sinalizou desdobramentos positivos e resultados bastante palpáveis que devem se concretizar em muito breve”, concluiu Neri

Últimas