29 fevereiro 2024

Reabertura do Museu da Borracha: A história celebrando a história

Assessoria

Date:

Hoje, em 17 de agosto de 2023, o Governador Gladson Cameli e o Presidente da Fundação Cultural Elias Mansour – FEM entregam mais um espaço cultural revitalizado em nossa capital. Trata-se do Museu da Borracha, o mais antigo museu do Acre que desde janeiro passou por um processo de revitalização e inserção de elementos tecnológicos e hoje foi disponibilizado a visitação pela população.

O Museu da da Borracha Governador Geraldo Mesquita faz parte da memória e da história cultural dos acreanos. Há anos desempenha um papel crucial na narrativa histórica da nossa formação econômica e social e agora convida os visitantes a adentrarem suas portas novamente após um período de revitalização e cuidados.
Conhecer o Museu da Borracha é adentrar em uma jornada pela história do Acre, um testemunho vivo da vinda dos nordestinos, dos seringueiros e das muitas histórias que ajudaram a moldar nossa identidade.

Segundo o presidente da FEM, Minoru Kinpara, a entrega de mais esse espaço cultural é um marco importante na valorização da nossa cultura. “O Museu da Borracha para muito de nós acreanos foi a nossa primeira experiência com um Museu. Ao testemunhar a reabertura do espaço, somos lembrados da importância de honrar nossas raízes e transmitir essa herança às futuras gerações. Tivemos o cuidado de oferecer uma experiência renovada para nossa população. Tecnologia de projeção e interação foram habilmente incorporadas, enriquecendo a visita de maneira sutil, mas bem imersiva”.

Para o gestor, é importante ressaltar a sensibilidade com a política cultural do Governador Gladson Cameli, “o governador compreende a importância que a cultura tem para afirmação da nossa identidade. Graças a sua orientação, estamos construindo, a muitas mãos, um ambiente de diálogo e valorização da nossa cultura”.

O Presidente da ALEAC, deputado Luiz Gonzaga, também prestigiou o evento: “é muito importante observar como a cultura em nosso estado está sendo bem cuidada. Parabenizo o Governador Gladson Cameli, pela escolha do ex-reitor Minoru Kinpara, para gestão da FEM, seu perfil de gestor, técnico e sensível a causa, enriquece muito o trabalho do Governo na área cultural, a capacidade de gestão faz grande diferença”.

Últimas