26 fevereiro 2024

Infectologista, Tião Viana alerta sobre nova variante altamente mutante que pode chegar ao Acre

Redação Folha do Acre

Date:

O ex-governador do Acre e médico infectologista, Tião Viana, usou as redes sociais hoje (16) para fazer um alerta para a Saúde local bem como a população sobre a existência de uma nova variante da SARS-CoV-2, altamente mutante, chamada pela ciência de EG.5, do vírus da família dos Coronavírus que, ao infectar humanos, causa a Covid-19.

“Nova variante do SARS CoV 2 a caminho, Reino Unido em alerta e a definir novamente pelo uso de máscaras. São 113 variações genéticas já identificadas achado na Indonésia”, alertou.

Na Europa, os cientistas estão orientando que as pessoas voltem a usar máscaras. Além da subvariante da Omicron, a Eris, já foi alvo de preocupação por seu alto grau de mutação e disseminação que está levando alguns a temer que um quadro sombrio do novo coronavírus possa surgir nas próximas semanas.

A variante EG5 está a ser detectada em mais países citados no alerta de Viana, conforme recente manifestação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que diz que a nova variante EG5 é uma mutação da Omicron e é semelhante nos efeitos. Enquanto não há uma indicação mais precisa de quantos casos existem, seja de infecção ou de reinfecção, a OMS espera que em alguns países a EG5 se torne dominante. Atualmente, apenas metade dos países do mundo estão realmente a relatar casos.

Acre News

Últimas