21 fevereiro 2024

Governo do Acre lança Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Kauã Lucca

Date:

A carteira garante que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista tenham atenção integral, pronto atendimento e prioridade em serviços público e privado

O governo do Estado do Acre, realizou na manhã desta segunda-feira, 14, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Secretaria de Estado de Administração (Sead), o lançamento da Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A referida carteira está prevista na Lei N°. 3.799, de 28 de outubro de 2021, lei esta, que, garante que pessoas com TEA tenham atenção integral, pronto atendimento imediato e prioridade no serviço público e privado.

“O governador Gladson Cameli, ele contemplou essa lei em 2021, e agora ela está sendo executada. Nós dobramos o número de especialistas, no ano passado nós tínhamos três (3) neuropediatras no estado e hoje estamos com seis (6)”, disse o Secretário de Saúde, Pedro Pascoal.


De acordo com Pascoal, ja foram atendidos e diagnosticados cerca de 4.400 pacientes em todo o estado durante os primeiros sete meses de gestão em 2023. O secretário garante que as famílias estão participando de capacitações, e que está levando através de um plano piloto o Itinerante TEA.

“A intenção e objetivo do nosso governo é trazer benefício à população, ajudar pessoas, e esse público, as crianças com autismo, as famílias também é a nossa prioridade, poder ajudar, poder contemplar melhor e diminuir o sofrimento delas.” Declarou a vice-governadora Mailza Assis.

Por:

Últimas