24 maio 2024

Aberson Carvalho nega pretensão de sair para prefeito, mas nome continua a ser cotado

Redação

Date:

 

O secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho, apontado como possível candidato à prefeitura da capital pelo Progressistas, afirmou que está focado na gestão da pasta e nos compromissos assumidos pelo governador Gladson Cameli na área da educação e que não pensa na possibilidade de uma candidatura. Disse que apoia Alysson Bestene, secretário de governo, para o cargo. O nome de Aberson Carvalho começou a aparecer depois que a deputada federal Socorro Neri, reconhecidamente sua madrinha política, declinou de qualquer possibilidade de indicação, ao declarar que pretende permanecer na Câmara Federal, onde faz um mandato reconhecido pela diligência de suas ações e de destaque.

Aberson Carvalho tem afirmado que fica lisonjeado com a lembrança pela direção partidária, que é um reconhecimento do trabalho que executa na secretaria, em apoio aos projetos do governador para o setor, mas está, no momento, “dedicado a contribuir junto ao nosso líder maior, Gladson Cameli, na área da educação. Temos muitos desafios e metas a alcançar nos próximos anos e estaremos focados na execução deste mandato da melhor forma”.

Ao reafirmar seu apoio a Alysson Bestene, ressalvou que ele é um quadro altamente capacitado no partido e que o governador Gladson Cameli saberá conduzir o partido à vitória. Aberson não é neófito em política. Ligado à deputada federal Socorro Neri, a ex-prefeita de Rio Branco, foi seu secretário municipal de Meio Ambiente, compõs sua equipe na Secretaria de Educação e foi escolhido para substituí-la, quando Neri se candidatou a deputada federal, sendo a mais votada do Acre. Aberson foi coordenador da campanha de Socorro Neri à prefeitura e depois à deputada federal.

Com excelente trânsito entre o magistério, o secretário tem mantido a Educação como um dos carros-chefes do governo, sendo reconhecido pelo trabalho executado, incluindo a implantação do programa pensado pelo governador do segundo prato na merenda escolar de todas as escolas da rede estadual. Conseguiu uma boa relação com os sindicatos, com ganhos reais de salário e abonos para os professores, contratação de todo o cadastro reserva da educação, novos concursos públicos, aumento das vagas nas escolas de todo o estado, implantação do Pré-Enem e a distribuição de tablets para estudantes do terceiro ano do ensino médio, entre outras realizações.

A recusa do secretário Aberson Carvalho em disputar a prefeitura deve ser entendida pelo momento político, o que não necessariamente pode ser a realidade nos próximos meses, Visto como um nome novo, leve, técnico e de grande penetração, será sempre uma possibilidade a ser resgatada no decorrer das conversas políticas da pré-campanha.

A Tribuna

Últimas