Em sessão ordinária, o vereador Arnaldo Barros (Podemos) usou a Tribuna da Câmara de Rio Branco para cobrar do Executivo Municipal a revitalização das lavanderias comunitárias e cobrar a execução da emenda que destinou para a manutenção do local.
De acordo com o parlamentar, em 2010 a capital possuía quatro lavanderias comunitárias, mas que atualmente, apenas as lavanderias localizadas nos Bairro Cidade Nova e no Novo Horizonte, estão funcionando e de forma precária.
Ainda em sua fala, o vereador alertou para as condições de infraestrutura que o espaço oferece, onde as fiações estão deterioradas, oferecendo riscos de incêndio e o maquinário está parado por problemas técnicos. O vereador salientou que são mais 20 mães de famílias que tiram o seu sustento da lavanderia comunitária.
“As lavanderias comunitárias se encontram esquecidas pelo poder executivo municipal, fui ao local e vi de perto as telhas quebradas, paredes rachadas, fios expostos e muitas dificuldades, como exemplo, a água vem com ferrugem, destinei uma emenda para a manutenção do local, com o intuito de melhorar o ambiente de trabalho das lavadeiras. Fui eleito para defender os direitos do povo e farei isso sempre que possível.”