Início / Versão completa
Destaque

Professores e alunos fazem abaixo-assinado para construção de hospital universitário na Ufac

Por Redação Folha do Acre 05/03/2023 16:09
Publicidade

 

Abaixo-assinado eletrônico foi lançado na última quinta-feira (2) e conta com mais de 2,1 mil assinaturas neste domingo (5).

Publicidade

A Universidade Federal do Acre (Ufac) é uma das poucas universidades do país que não têm hospital universitário. Por isso, os professores e alunos se mobilizaram e lançaram um abaixo-assinado eletrônico pedindo a construção de uma unidade no campus de Rio Branco.

O diretor do Centro de Ciências da Saúde da Ufac, professor doutor Carlos Viga, reforçou que a construção do hospital universitário traz para os acadêmicos e, principalmente, para a comunidade em geral diversos benefícios, como melhoria em saúde e oportunidades de emprego.

“O hospital universitário vai ser algo que vai beneficiar, especialmente, a sociedade de forma em geral, porque vamos ter possibilidade de aprimorar o conhecimento científico, em especial relacionado à atuação direta nos hospitais. Vamos ampliar as residências, ampliar a oportunidade de oferecimento de ações extremamente necessária para nossa sociedade, vamos potencializar a pesquisa, desenvolver atividades na extensão e especialmente no ensino. Vamos ter alunos e professores melhorando suas expertises nas diversas áreas do conhecimento relacionado à saúde, bem como nossos alunos trabalhando diretamente. Assim como fizemos na pandemia, oferecendo um serviço de qualidade à nossa população, de forma ativa, prestando o compromisso social da Ufac, assim faremos com o hospital universitário”, disse.

Publicidade

Em 2014, o então reitor da Ufac, Minoru Kinpara, chegou a estimar que o hospital universitário iria começar a ser construído em 2014 e que contaria com 300 leitos e oito de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs).

Em nota enviada ao g1, a Ufac parabenizou a ação dos professores e alunos em prol do HU e disse que a reitoria já buscou apoio de várias formas, mas que ainda não obteve sucesso na concretização do projeto.

“Esse hospital vai ajudar não só a universidade, mas toda a população acreana. Então, todo apoio é um passo a mais na realização desse projeto. Já foram feitas várias reuniões com a bancada federal, mas até agora não houve a destinação do recurso para execução do projeto”, diz a nota.

Assinaturas

Segundo o professor Osvaldo Leal, do curso de medicina, o projeto de arquitetura e engenharia está pronto e já foi apresentado à sociedade em 2019 e até este momento, mesmo constando no plano plurianual (PPA), segue sem financiamento para construção.

“Então é legítimo que a Ufac busque esse hospital. É legítimo também que essa discussão volte para sociedade, o plano de necessidades foi discutido anteriormente com a sociedade e o projeto arquitetônico e de engenharia civil também foi discutido e apresentado. Ocorre que estamos há mais de cinco anos buscando esses recursos para a construção efetiva do hospital e temos tido essa dificuldade. Não conheço ninguém da política do Acre que não apoie essa construção, mas nenhum recurso até agora foi viabilizado. Então, estamos devolvendo à sociedade esse debate, buscando assinaturas de apoio, vamos discutir isso nas conferências, mobilizar a comunidade acadêmica para novamente buscar apoio e também dizer da necessidade. Esse hospital une forças e ajuda o próprio governo a executar suas tarefas”, disse o professor.

A coleta de assinaturas por meio do abaixo-assinado digital começou na última quinta-feira (2) e até este domingo (5), já conta com mais de 2.192 assinaturas.

“Importante deixar claro que não é para a universidade, é para a nossa população, para a gente poder ter algo de melhoria para nossa população. Participe, nos ajude, vamos ampliar essa corrente do bem e que a gente consiga, de forma efetiva, conquistar esse espaço, esse projeto, que seja realmente concretizado”, concluiu Viga.

 

G1

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.