12 julho 2024

Presidente da FADE vai a Brasília garantir recursos para realizar o maior calendário de competições escolares do Acre

Assessoria

Date:

 

A realização das competições previstas no calendário da Federação Acreana de Desporto Escolar (FADE) está garantida. Com isso, a entidade deve realizar o maior número de competições dos últimos anos, envolvendo quase dez modalidades esportivas, entre elas individuais e coletivas, e com previsão de alcançar mais de 5 mil estudantes-atletas durante a temporada de 2023.

A garantia de recursos financeiro, material e humano foi dada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), durante reunião entre o vice-presidente da Entidade Nacional, Robson Aguiar, e o presidente da FADE, João Renato Jácome, na última sexta-feira, dia 10, na sede da confederação, em Brasília (DF).

Além das seletivas para os brasileiros, será possível realizar outras sete competições mistas em formato amistoso. As atividades serão financiadas pela Federação Acreana de Desporto Escolar, por meio do Programa de Apoio às Federações (PAF), e visam fortalecer o desporto estudantil, levando competições também para o interior do estado, em parceria com as prefeituras e o setor privado.

“Quando a gente fala de desporto escolar, a gente fala da base, do início de tudo, de dar a oportunidade a quem quer vivenciar o esporte, de mostrar o que consegue fazer, e em qual modalidade tem mais desempenho. Nós acreditamos que o esporte pode transformar realidades e comunidades, e que da escola o estudante-atleta leva a experiência para casa, e propaga isso onde ele vive, com os vizinhos, amigos e familiares”, frisa o presidente da FADE, João Renato Jácome.

Desde janeiro, com recursos próprios, a FADE já realizou quatro competições envolvendo cinco modalidades diferentes, e se prepara para abrir as inscrições para o a segunda edição do Open de Desporto Escolar do Acre, com a inclusão de modalidades inéditas no calendário da entidade. “Estamos muito felizes pela parceria da CBDE, pelo apoio do presidente Hora Filho, e do nosso vice Robson Aguiar. É gratificante demais saber que nosso trabalho está sendo visto e que, por isso, mais apoios estão chegando”, completa.

O Gerente Técnico da FADE, professor Wedson Coelho, destaca que os resultados já são maiores do que se esperava ao lançar o calendário, no mês de janeiro. “Os números não mentem: em quatro competições nós já alcançamos mais de 800 estudantes-atletas, diretamente. Indiretamente, a FADE já alcançou outros mil e quinhentos. Isso porque nossos eventos tem credibilidade, responsabilidade e qualidade técnica. Estamos realizando o campeonato, que é a seletiva do futebol masculino, e já vamos iniciar as ações do segundo Open de Desporto”, destaca o gerente.

Últimas