21 maio 2024

Vereador propõe vigilância armada 24h nas agências bancárias, correios e cooperativas de crédito na capital

Redação Folha do Acre

Date:

 

O vereador Ismael Machado (PSDB) apresentou na Câmara Municipal de Río Branco na manhã desta quarta-feira, 8, um projeto de lei que propõe a contratação de vigilância armada, 24 horas por dia, nas agências bancárias públicas e privadas, agências dos correios e nas cooperativas de créditos da cidade.

O projeto foi pensado e apresentado após a ocorrência de sexo explícito em uma agência bancária localizado no centro da capital no início do ano. De acordo com o teor do projeto, as agências bancárias públicas e privadas, as agências dos correios e as cooperativas de créditos do município ficam obrigadas a contratar vigilância armada, diuturnamente, perfazendo às 24 (vinte e quatro) horas do dia, inclusive aos finais de semanas e feriados.

O texto dispõe ainda que os vigilantes deverão permanecer no interior da instituição bancária, em local seguro para que possam se proteger em função de sinistro num período de 24 (vinte e quatro) horas, de posse do botão de pânico e terminal telefônico para se necessário rápido acionamento policial.

Segundo Machado, o botão de pânico citado no PL deverá bipar a Sala de Operações da Polícia Militar na capital. Outro ponto importante é em relação ao descumprimento do disposto na lei caso venha a ser aprovada no parlamento. O texto diz que caso haja descumprimento, vai acarretar ao estabelecimento infrator, multa diária de R$ 1.000,00 (Um mil) reais, com aplicação em dobro no caso de reincidência.

Últimas