2 maio 2024

Rio Branco tem semáforos apagados em vários pontos por causa do furto de fios

Redação

Date:

Problema afeta alguns dos principais semáforos da cidade, como nas ruas Epitácio Pessoa, no bairro Isaura Parente; e Pernambuco, região do Parque da Maternidade.

A falta de iluminação pública em alguns pontos de Rio Branco por conta do furto de fios tem causado transtornos à população. O problema afeta, inclusive, alguns dos principais semáforos da cidade, como nas ruas Epitácio Pessoa, no bairro Isaura Parente, e Pernambuco, região do Parque da Maternidade.

Na tarde desta quinta-feira (23), dois carros colidiram na Rua Pernambuco por falta do semáforo. Ninguém ficou ferido e houve apenas danos materiais.

Com grande circulação de motoristas e pedestres, no cruzamento das ruas Marechal Deodoro e Benjamin Constant, no Centro, o semáforo está há pelo menos dois dias sem funcionamento, o que aumenta os riscos de acidentes.

Em julho do ano passado, com o objetivo de coibir os constantes roubos e furtos de fios e materiais de cobre de locais públicos, a Prefeitura de Rio Branco sancionou uma lei que prevê regras para a compra do material.

A lei criou a política municipal de prevenção e combate ao furto, roubo e receptação de cabos, fios metálicos, geradores, baterias, transformadores, motores, placas metálicas, lâmpadas de LED, luminárias, placas fotovoltaicas entre outros itens e regulamenta a comercialização desse material.

Na última terça-feira (21), a escuridão atrapalhou o desfile dos blocos carnavalescos no Centro da cidade. As apresentações estavam previstas para iniciar às 18h, mas sofreu atraso de mais de duas horas porque não havia iluminação no trecho da Avenida Getúlio Vargas em frente ao Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB).

Segundo a Prefeitura de Rio Branco, o transtorno se deu por conta do furto de fios na região. O diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Pedro Aragão, disse que no dia anterior, o local estava iluminado.

Com informações G1

Últimas