quarta-feira, agosto 10, 2022
26.3 C
Rio Branco
quarta-feira 10 agosto 2022

Sindicato alerta para risco de contaminação cruzada de casos de Covid e Síndromes Gripais em UPA

POR Redação

Após uma fiscalização na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, em Rio Branco, nessa quarta-feira (13), o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) alertou a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) que separe os atendimentos realizados em pacientes com Covid-19 daqueles que procuram a unidade com Síndromes Gripais Agudas Graves (SRAG).

O Sindmed-AC verificou ainda a preocupação dos servidores em relação à falta de organização da unidade de saúde. Eles teriam feito reclamações à gestão em relação aos atendimentos realizados no mesmo local.

Ainda segundo o sindicato, se a Saúde não tomar uma atitude em relação à denúncia, pode ser formalizado um pedido de abertura de investigação pelo Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), devido ao risco à população, além da possibilidade de uma denúncia solicitando interdição ética junto ao Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC).

Outro problema seria que a UPA do Segundo Distrito virou a unidade de saúde referência nos atendimentos de Covid e Síndromes Gripais desde o dia 1º deste mês, mas continua recebendo a população em geral.

Mesmo existindo salas suficientes para a separação dos atendimentos, o espaço continua, segundo o Sindmed-AC, sendo utilizado de forma a ignorar os cuidados sanitários, além da falta de profissionais para atender a demanda.

G1

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img