24 abril 2024

Acre registra quase 1.600 novas empresas constituídas

Redação

Date:

Acre registrou a constituição de 1.599 novas micro e pequenas empresas no primeiro semestre deste ano. O setor que apresentou maior número de aberturas de novos estabelecimentos comerciais foi o de serviços e comércio, o que corresponde por 79% da atividade econômica regional, segundo o setor de estatísticas da superintendência da Receita Federal no Acre (RF).

“O desalento com a obtenção de novo emprego tem levado uma grande quantidade de trabalhadores na busca da criação do próprio negócio, focado em suas habilidades diárias”, revelou o consultor da Federação do Co- mércio do Estado do Acre (Fecomércio), Egídio Garó.

Destacou que o setor com maior participação na geração de emprego e renda, desponta as empresas de prestação de serviços após período pandêmico ampliou seu rol de participação na atividade econômica, notadamente em conservação e limpeza, mas não desprezando os demais serviços de pronta entrega.

“ A nossa ex- pectativa que o setor (68%) está confiante na retomada e recuperação de seu mercado ao longo deste segundo semestre, com a melhora dos indicadores econômicos”, prevê Garó.

Observou que estes dados, são referentes aos micro e pequenos empreendedores, mas o Painel de Empresas do Ministério da Economia dá outro número: 694 novos empreendimentos. Em todo o Estado, estão registradas em torno de 35.000, segundo ele, com a maior concentração nos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, que despontam com maior densidade populacional. “A constituição de novas micro e pequenas empre- sas, refletirá na geração de mais emprego e rendas nos próximos meses”, comentou o consultor da Fecomércio.

A Tribuna

 

Últimas