quinta-feira, julho 7, 2022
29.3 C
Rio Branco
quinta-feira 07 julho 2022

Saerb esclarece dificuldade no abastecimento de água em alguns bairros de Rio Branco

POR Redação Folha do Acre

Nos últimos dias o abastecimento de água para algumas regiões da cidade esteve comprometido. Rio Branco possui duas estações de tratamento que produzem em dias normais 1.600 litros de água por segundo, e no momento, a produção encontra-se em 1.280 litros por segundo.

De acordo com Enoque Pereira, diretor-presidente do Saerb, é uma diferença significativa. Ele explica o motivo da dificuldade em manter a quantidade normal na distribuição: “De segunda para cá, vem acontecendo um problema sério, mas na natureza, né! O rio secou. Nós estamos tratando, infelizmente, desde segunda-feira, lama. A ETA foi projetada para tratar até um limite de turbidez. Então tudo isso atrapalha o tratamento”, explicou Enoque.

Ainda segundo o diretor, quanto menos turbidez na água, melhor para tratar, pois já está decantada naturalmente. A chuva faz com que haja uma maior quantidade de lama, o que dificulta o trabalho de limpeza. Ele pede ainda que a comunidade colabore com o racionamento e evite o desperdício.

“A gente espera, com a turbidez baixando (já está em 1.700) até amanhã, a gente consiga normalizar mais ou menos a produção de água no limite máximo de 1.600/l por segundo, aproximado. O uso racional da água deve ser no dia a dia. Eu ando a cidade toda, mas na parte alta a gente vê o desperdício que há. Se a população nos ajudar a passar por esse momento, que é pontual, racionando a água, vai dar”, concluiu o diretor.

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img