26 abril 2024

Arnaldo Barros propõe suspensão das aulas em Rio Branco após morte de 9 crianças por síndrome respiratória

Redação Folha do Acre

Date:

Os crescentes índices de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) vem gerando preocupação no Estado e município, com isso, o vereador Arnaldo Barros (Podemos) propôs, nesta quinta-feira, 9, que a prefeitura da capital suspenda – de maneira momentânea, as aulas na rede municipal de ensino.

O objetivo é evitar o surto do novo vírus “sincecial respiratória” que vem acometendo várias crianças. Segundo os dados, somente nos últimos dois meses, 9 crianças – entre 2 meses e 4 anos – morreram vítimas do vírus. “A suspensão das aulas se daria até a estabilização dos casos e redução dos óbitos. Assim que os números de mortes diminuir, as aulas retornariam. O prejuízo pode se reverter, mas as vidas não”, declarou Barros.

De acordo com a secretária de saúde do Estado, Paula Mariano, o que chama atenção em relação ao vírus é a intensidade no agravamento dos sintomas das crianças. “Mês passado já tivemos 5 mortes por síndrome gripal grave. Já esse mês, foram 4 mortes, duas delas tinham comorbidade. Não é um vírus novo, estamos vendo agora as relações das crianças”, ressaltou a gestora em coletiva de imprensa.

Últimas