19 abril 2024

Prefeito Bocalom decreta fim do contrato com empresas de transporte coletivo na capital

Gina Menezes

Date:

Em entrevista coletiva concedida à imprensa na manhã de quarta-feira (22), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, anunciou que foi assinado o decreto de caducidade dos contratos das empresas de transporte coletivo  que operavam em Rio Branco. Este é considerado o primeiro passo para que se realize novas licitações para contratações de novas empresas para operar no transporte coletivo.  

Bocalom afirmou que iniciará, em breve, o processo licitatório para a contratação de uma ou duas empresas.

“Iremos iniciar o processo de licitação e enquanto isso a empresa Rico continuará operando de forma provisória”, diz.

Sobre o valor praticado sobre a passagem de ônibus, Bocalom diz que fará o possível para que o valor não aumente.

“Estamos fazendo todo o possível para que, mesmo diante dos aumentos de diesel e gasolina, não aumente. Temos feito tudo que é possível”, declarou.

A respeito das empresas cujos contratos caducaram, o prefeito diz que foi detectado uma série de irregularidades.

“Sempre dissemos que iríamos abrir a caixa preta do transporte coletivo, sabemos que não é fácil e sabemos do risco que corremos. Havia irregularidades gritantes como o não pagamento de FGTS dos funcionários, mesmo eles recolhendo. Havia também o não pagamento do IPVA dos veículos. Uma série de irregularidades que ninguém tomava providências”, declarou.

O presidente da Comissão de Transporte Público da Câmara Municipal de Vereadores de Rio Branco, Samir Bestene, afirmou que o Legislativo acompanhou com zelo e dedicação a todo o processo e seguirá acompanhado.

“Acompanhamos, detectamos irregularidades e auxiliamos no que era possível. Vimos o empenho do executivo e seguiremos acompanhando para garantir aos rio-branquenses um transporte de qualidade”, declarou.

Vale frisar que, segundo o prefeito Bocalom, a empresa Rico Transporte continuará atuando em caráter emergencial até que se tenha novas empresas operando na Capital.

Estiveram presentes à solenidade autoridades como a vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão, o chefe da Casa Civil, Waltinho, e o superintendente da RBTrans em exercício, Benício Dias.

Últimas