26 abril 2024

Atletas da Apae Rio Branco se preparam para disputar torneio nacional

Assessoria

Date:

Os treinos tiveram início em maio. Os estudantes irão competir nas modalidades de corrida, natação, futsal, bocha e salto em distância

Dedicação, empenho e muita força de vontade para se destacar em mais uma competição nacional. É com esse propósito que alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Rio Branco, treinam desde o mês de maio, para a 23ª Olimpíadas Especiais das Apaes, que ocorrerá em dezembro, em Aracaju, capital de Sergipe.

Em 2022, o torneio reunirá 1,6 mil atletas de todos os Estados. O Acre será representado por cerca de 20 estudantes.

O professor de Educação Física, Eliseu Lima dos Santos, disse que os treinos com os atletas acreanos estão sendo realizados desde o início de maio. “Estamos treinando desde o mês passado. Eles irão disputar nas modalidades de corrida, natação, futsal, bocha e salto em distância. Os alunos estão focados. Tenho certeza que eles serão destaque mais uma vez da competição, como em edições anteriores”.

A Olimpíada das Apaes é composta por onze modalidades, sendo quatro coletivas (basquete, handebol, futsal e futebol society), e sete individuais (atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa, capoeira e bocha).

Criada em 1973, a Olimpíada das Apaes acontece a cada três anos. Para a Federação Nacional das Apaes ( Fenapaes), organizadora do evento, o torneio vai além da promover a inclusão dos atletas, mas também resgata a autoestima da pessoa com deficiência, preparando eles fisicamente para que no futuro disputem modalidades paralímpicas no Brasil e a nível internacional.

Últimas