segunda-feira, maio 16, 2022
24.3 C
Rio Branco
segunda-feira 16 maio 2022

Câmara aprova PL de Lene Petecão que assegura atendimento prioritário às pessoas com Lúpus

POR Assessoria

No Brasil, estimativas indicam que existem cerca de 65 mil pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. No Acre, ainda não há um estudo concreto sobre o percentual da população acometida pela doença.

Visando gerar mais qualidade de vida e políticas públicas a quem sofre com a doença autoimune, a vereadora Lene Petecão (PSD) apresentou e aprovou na Câmara de Vereadores de Rio Branco um projeto de lei que assegura atendimento prioritário às pessoas com lúpus.

Nesta terça-feira, 10, Dia Internacional de Atenção às Pessoas com Lúpus, a parlamentar participou de um seminário que tratou sobre o tema.

“Estamos exigindo do poder público, tanto Municipal quanto Estadual, que crie as políticas públicas necessárias para essa população, formada em sua maioria por mulheres. Quando uma política pública é consolidada quem ganha são as pessoas, e não podemos mais aceitar essa realidade para com as pessoas com lúpus”, destacou Lene Petecão.

Outro benefício garantido pelo mandato da vereadora Lene Petecão foi a distribuição gratuita, pela Rede Pública Municipal de Saúde, do protetor solar específico para pacientes diagnosticados com a doença. Os produtos já estão sendo licitados pela Prefeitura de Rio Branco.

Segundo a representante voluntária da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (Anfibro/AC), Lene Queiroz, o apoio da parlamentar tem sido fundamental. “Quero agradecer a vereadora Lene Petecão que tem sido uma parceira e abraçado a nossa causa. Esse PL é muito importante para nós, pois muitos pacientes com lúpus têm a dificuldade de ficar em filas, especialmente, quando já possuem algum órgão lesionado. Esse projeto chega como uma benção para as nossas vidas, estamos muito felizes e na expectativa que venha a ser sancionado pelo prefeito”, salientou.

O PL também permite às pessoas com lúpus estacionar em vagas já destinadas a deficientes. A identificação dos beneficiários se dará por meio de cartão ou adesivo expedido por Órgão competente de trânsito, por meio de laudo médico.
O Seminário sobre Lúpus foi promovido, em Rio Branco, pela Anfibro e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o apoio da médica Adriana Marinho e do gabinete da vereadora Lene Petecão.

Maio Roxo
Aproveitando o Dia Mundial de Atenção às Pessoas com Lúpus, a vereadora Lene Petecão apresentou na Câmara Municipal de Rio Branco na manhã desta terça-feira, 10, outro PL. A proposta orienta a Prefeitura de Rio Branco aderir no calendário oficial a Campanha Maio Roxo.

O Maio Roxo é um mês que traz reflexão sobre a atenção ao usuário que convive com a Doença Inflamatória Intestinal, Espondilite Anquilosante, Fibromialgia, lúpus eritematoso sistêmico, além de ser o mês panamericano de conscientização das doenças reumáticas.

“Nós já solicitamos que a Prefeitura de Rio Branco ilumine a cidade, em pontos estratégicos, com luzes roxas, em alusão ao Maio Roxo. E, agora, estamos encaminhando uma proposta para que esta campanha componha o calendário oficial do Município, como forma de conscientizar e estimular a implementação de políticas públicas”, afirmou a vereadora.

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img