24 abril 2024

Câmara aprova PL de Lene Petecão que assegura atendimento prioritário às pessoas com Lúpus

Assessoria

Date:

No Brasil, estimativas indicam que existem cerca de 65 mil pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. No Acre, ainda não há um estudo concreto sobre o percentual da população acometida pela doença.

Visando gerar mais qualidade de vida e políticas públicas a quem sofre com a doença autoimune, a vereadora Lene Petecão (PSD) apresentou e aprovou na Câmara de Vereadores de Rio Branco um projeto de lei que assegura atendimento prioritário às pessoas com lúpus.

Nesta terça-feira, 10, Dia Internacional de Atenção às Pessoas com Lúpus, a parlamentar participou de um seminário que tratou sobre o tema.

“Estamos exigindo do poder público, tanto Municipal quanto Estadual, que crie as políticas públicas necessárias para essa população, formada em sua maioria por mulheres. Quando uma política pública é consolidada quem ganha são as pessoas, e não podemos mais aceitar essa realidade para com as pessoas com lúpus”, destacou Lene Petecão.

Outro benefício garantido pelo mandato da vereadora Lene Petecão foi a distribuição gratuita, pela Rede Pública Municipal de Saúde, do protetor solar específico para pacientes diagnosticados com a doença. Os produtos já estão sendo licitados pela Prefeitura de Rio Branco.

Segundo a representante voluntária da Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas (Anfibro/AC), Lene Queiroz, o apoio da parlamentar tem sido fundamental. “Quero agradecer a vereadora Lene Petecão que tem sido uma parceira e abraçado a nossa causa. Esse PL é muito importante para nós, pois muitos pacientes com lúpus têm a dificuldade de ficar em filas, especialmente, quando já possuem algum órgão lesionado. Esse projeto chega como uma benção para as nossas vidas, estamos muito felizes e na expectativa que venha a ser sancionado pelo prefeito”, salientou.

O PL também permite às pessoas com lúpus estacionar em vagas já destinadas a deficientes. A identificação dos beneficiários se dará por meio de cartão ou adesivo expedido por Órgão competente de trânsito, por meio de laudo médico.
O Seminário sobre Lúpus foi promovido, em Rio Branco, pela Anfibro e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o apoio da médica Adriana Marinho e do gabinete da vereadora Lene Petecão.

Maio Roxo
Aproveitando o Dia Mundial de Atenção às Pessoas com Lúpus, a vereadora Lene Petecão apresentou na Câmara Municipal de Rio Branco na manhã desta terça-feira, 10, outro PL. A proposta orienta a Prefeitura de Rio Branco aderir no calendário oficial a Campanha Maio Roxo.

O Maio Roxo é um mês que traz reflexão sobre a atenção ao usuário que convive com a Doença Inflamatória Intestinal, Espondilite Anquilosante, Fibromialgia, lúpus eritematoso sistêmico, além de ser o mês panamericano de conscientização das doenças reumáticas.

“Nós já solicitamos que a Prefeitura de Rio Branco ilumine a cidade, em pontos estratégicos, com luzes roxas, em alusão ao Maio Roxo. E, agora, estamos encaminhando uma proposta para que esta campanha componha o calendário oficial do Município, como forma de conscientizar e estimular a implementação de políticas públicas”, afirmou a vereadora.

Últimas