Com mais de 300 pessoas envolvidas, vindas de todos os estados da federação brasileira, mais o Distrito Federal (DF), o Acre encerrou neste domingo, 17, a primeira competição seletiva de vôlei de praia estudantil do país.
A disputa foi realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Rio Branco e terminou com as duplas vencedoras da série Ouro, tanto da categoria masculina, como da feminina, garantindo vaga na Gymnasiade internacional que acontecerá no mês de maio, em Normandia, na França.
A Gymnasiade é uma espécie de olimpíada estudantil mundial e a seletiva aconteceu simultaneamente entre os dias 15 e 17 de abril, em outros 120 países espalhados pelo mundo. No Brasil, ela foi organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que por meio de uma petição do governador Gladson Cameli, resolveu sediar a Seletiva nacional no estado do Acre.
“Começamos a fazer o processo seletivo em Sergipe e conversando com alguns representantes de Estado, recebemos uma desafio do governador do Acre, que me pediu pra trazer a competição para a região Norte. Aceitamos o desafio e encontramos no estado um ambiente favorável para realizar a competição. Tudo aconteceu como planejado e marcamos história trazendo a primeira seletiva de vôlei de praia escolar do Brasil, para o Acre”, explicou o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora.
Na categoria masculina, a dupla classificada para participar da Gymnasiade na França, representa o estado do Paraná e da categoria feminina, o estado da Paraíba. Apesar de não estar entre os vencedores desta seletiva, os atletas do Acre foram classificados como a 8ª melhor dupla de vôlei de praia escolar do Brasil, e agora, passa a ser considerada elite entre os atletas de nível nacional.
Com direito a massagem, atendimentos fisioterapicos e de saúde, os atletas vencedores da categoria masculina disseram estar satisfeitos com o resultado da competição. Foram três horas de voo até chegarem ao Acre, cansados, mas não deixaram a desejar na disputa, vencendo a dupla rival no último sete do jogo, de virada.
“A expectativa é fazer bonito também nos jogos da França. Nos preparamos para essa seletiva desde o começo do ano e estamos felizes com o resultado. Esperamos saber representar nosso país lá fora e quem sabe seguirmos carreira participando não só de competições como esta, mas também de verdadeiros jogos olímpicos mundiais”, finalizou a o atleta estudantil pelo estado do Paraná, Henrique Camboim.