26 abril 2024

Aleac realiza audiência pública com povos indígenas: “Querem acabar com nossos direitos”

Gina Menezes

Date:

Durante a manhã de quarta-feira (13), vários representantes de povos indígenas estiveram em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Os índios há dois dias estão acampados em frente à Aleac em uma mobilização que faz parte de ato indígena nacional conta o Marco Temporal e projeto que libera a mineração em terras indígenas.

Entre as lideranças indígenas que falaram durante a audiência estava o líder Ari Kaxanari que pediu que os deputados estaduais ajudem a marcar uma audiência com a bancada federal para falar sobre os direitos indígenas.

“Gostaria que marcassem uma audiência, uma reunião com nossos representantes federais. Lá em Brasília estão votando contra o direito dos povos indígenas”, diz.

O indígena também reclamou da falta de apoio do Estado e municípios. Ele frisou que até atendimento médico é negado a eles.

“Quando nós procuramos atendimento médico eles dizem que temos que procurar atendimento próprio. Quando um indígena procurar atendimento do Estado ou do Município ele deve receber porque somos parte do estado e do município”, declarou.

Marlene do povo Huni Kuin, de Santa Rosa, afirmou que é importante defender o território indígena.

“Queremos defender nosso território. Estamos enfrentando muitas lutas e de muitos anos vem isso. Nossos caciques há anos vivem tentando a demarcação de nossas terras. Nossos líderes sem saber lê ou escrever já vem lutando para demarcar nossas terras Não vamos estar aqui apenas no dia do índio, mas vamos existir sempre e precisamos que vocês façam alguns projetos para gente”, diz.

Últimas