Início / Versão completa
Destaque

Márcio Bittar foi o único parlamentar do Acre que votou contra tratamento domiciliar para o câncer

Por Redação 09/02/2022 10:32
Publicidade

O senador Márcio Bittar (PSL) foi o único parlamentar da bancada federal do Acre a votar contra o tratamento de quimioterapia oral domiciliar. O projeto aprovado no Congresso que tornava obrigatória a cobertura, pelos planos privados de saúde, de tratamentos domiciliares de uso oral contra o câncer foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Na votação do veto, na sessão desta terça-feira (8), o “Sim” era a favor do veto.

Publicidade

Todos os deputados federais do Acre, cuja maioria integra a base de apoio do presidente Bolsonaro, votaram “Não”, pela derrubada do veto. O entendimento geral era que o veto mantinha regalias dos planos de saúde e era contra os pacientes com câncer.

A deputada Mara Rocha, lamentou o veto: “Amigos, infelizmente o Congresso Nacional manteve nesta 3ª feira (8.fev.2022) o veto do ao projeto de lei que tornava obrigatória a cobertura de tratamentos domiciliares de uso oral contra o câncer pelos planos privados de saúde.Na Câmara, foram 209 votos pela manutenção do veto e 234 pela derrubada, porém, eram necessários maioria absoluta, ou seja, 257 votos. houve apenas 1 abstenção. No Senado foram 14 votos pela manutenção do veto e 52 pela derrubada”.

O Projeto de Lei 6330/19 do Senado da República tornava obrigatória a cobertura, pelos planos privados de saúde, do tratamento domiciliar de uso oral contra o câncer, inclusive de medicamentos para o controle de efeitos adversos e estabelecia que os medicamentos deveriam ser fornecidos em até 48 horas após a prescrição médica e estarem registrados na Anvisa.

Publicidade

Com informações Acre Infoco

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.