Início / Versão completa
Destaque

Em Cruzeiro do Sul, nove servidores do Samu estão afastados por Covid e serviços são reduzidos

Por G1/AC 31/01/2022 08:06
Publicidade

Coordenação pediu compreensão da população porque afastamento impacta diretamente atendimentos na cidade do interior do Acre.

Publicidade

A nova onda de Covid-19 tem afetado diretamente vários serviços em todo o estado. Em Cruzeiro do Sul, nove funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão afastados por conta de contaminação ou sintomas da doença e os serviços foram reduzidos.

Ao todo, sete estão com teste positivo para infecção e outros dois foram afastados após apresentarem sintomas e ainda vão passar por exame. Entre eles, técnicos de enfermagem, enfermeiros, telefonistas e condutores. A informação foi confirmada ao g1 pela coordenadora do Samu na cidade, Ellen Taveira.

Ela chegou a emitir um comunicado à população de Cruzeiro do Sul informando que estão dando prioridade para os atendimentos de casos de urgência e emergência e pedindo compreensão de todos neste momento.

Publicidade

“Na realidade, o comunicado não tem intenção de dizer que o serviço está parado. E sim em alguns casos que às vezes o Samu atende, que não são de urgência e emergência, podem demorar a ser atendidos por conta dessa situação. Estamos cobrindo as escalas, até porque é um serviço que não pode parar e a falta de um enfermeiro na equipe já abala o serviço. A ideia é dizer para a população que estamos passando por um período complicado”, disse a coordenadora.

O coordenador do Samu no estado, Pedro Pascoal ressaltou que o Samu, na verdade, tem como objetivo fazer o atendimento de situações de urgência ou emergência.

“O problema é que a população acaba não tendo esse conhecimento. Estamos vendo que pacientes com síndrome gripal, principalmente os que estão imunizados contra a Covid, não desenvolvem forma grave da doença. Problema é que querem ir para unidade hospitalar pelo Samu porque sabem que quando entram pelo Samu já são atendidos pela emergência, mais rápido. Então, quando o médico regulador observa que não há sinais de gravidade, só orienta realmente”, afirmou Pascoal.

Veja comunicado do Samu de Cruzeiro do Sul na íntegra:

A coordenação do SAMU de Cruzeiro do Sul, vem por meio deste, informar à população do vale do Juruá que em virtude da nova onda de pandemia pela Covid-19, estamos trabalhando com quadro pessoal deficitário, onde vários profissionais da nossa equipe testaram positivo para a doença.

Em razão disso, nossos serviços também estão reduzidos, devido à baixa de profissionais na equipe. Sendo assim, pedimos compreensão de todos os usuários e solicitantes, uma vez que apenas ocorrências de maior gravidade estarão sendo atendidas, priorizando sempre a saúde de pacientes em urgência/emergência, e mantendo a equipe de prontidão para essas ocasiões.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos.

Terceira onda

O Acre registra, nos 29 dias de janeiro, 9.445 casos novos da doença, conforme dados do boletim diário divulgado pela Sesacre, um salto significativo comparado a dezembro do ano passado que fechou com 171 casos novos.

No último dia 22, o estado chegou à marca de 1.529 casos novos em 24 horas e registrou um novo recorde. A explicação para o aumento é a chegada da variante Ômicron no estado.

O boletim de leitos divulgado diariamente pela Saúde mostra que em todo o estado há 76 pessoas internadas, sendo 66 com teste positivo. Dos 30 leitos de UTI existentes, 17 estão ocupados. São 20 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul. Com relação às enfermarias, há um total de 59 pessoas internadas, sendo que tem somente 53 leitos, com isso a taxa de ocupação é de 109,43%.

Com o aumento no número de casos, as unidades de saúde voltaram a ficar lotadas em Rio Branco. A busca por testes em farmácias também aumentou.

Os médicos que atendem na rede básica de saúde de Rio Branco suspenderam de forma temporária a greve da categoria que já durava mais de um mês. A decisão ocorre devido a terceira onda de Covid que atinge o estado acreano com elevação de casos da doença.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.