sábado, janeiro 22, 2022
23.3 C
Rio Branco
sábado 22 janeiro 2022

Rio Acre mede 11,17 metros e Defesa Civil se prepara para ampliar monitoramento nos bairros

POR Redação

Órgão municipal prevê que Rio Acre deve atingir a cota de alerta, de 13,50 metros, ainda em janeiro. Em fevereiro, manancial deve transbordar em Rio Branco.

O Rio Acre está acima dos 11 metros na capital acreana. Neste domingo (2), o manancial marcou 11,17 metros , 2,33 metros da cota de alerta, que é 13,50 metros. Com o avanço do nível, a Defesa Civil Municipal se prepara para ampliar o monitoramento nos bairros de Rio Branco.

A coordenação da Defesa Civil iniciou a monitoração nos bairros que são atingidos pelas águas do rio no início de dezembro. Até o final do ano passado eram 10 bairros monitorados. O Parque de Exposição Wildy Viana também já foi limpo para receber as famílias que forem desabrigadas por uma possível enchente.

“Em dezembro saímos de 4 metros para 11,26 metros, que foi a maior cota naquele mês. Continuamos com o monitoramento nos bairros e vamos ampliar agora em janeiro porque nossa previsão é de que ele possa até alcançar 16 metros e não são mais 10 bairros [atingidos], mas de 25 a 27 bairros na capital”, relatou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, major Cláudio Falcão.

Na mesma época em 2020, o Rio Acre estava com 10 metros na capital acreana. Este ano, ele acredita que o rio deve atingir a cota de alerta ainda em janeiro e, possilvemente, vai transbordar em fevereiro.

“Teremos sim um transbordamento, é questão de tempo e temos que estar muito bem preparados para o socorro e auxiliar a comunidade”, acrescentou.

G1

COLUNISTAS

128 POSTS0 COMENTÁRIOS
38 POSTS0 COMENTÁRIOS
4 POSTS0 COMENTÁRIOS
2 POSTS0 COMENTÁRIOS
- Advertisement -spot_img