Início / Versão completa
Destaque

Em reunião com o Ministério da Agricultura, Jesus Sérgio solicita R$ 4,9 milhões para cooperativas extrativistas acreanas

Por Assessoria 22/04/2021 11:31
Publicidade

O deputado federal Jesus Sérgio (PDT) se reuniu na manhã desta quinta-feira (22) com o secretário-adjunto de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Márcio Cândido, onde tratou sobre o financiamento de projetos para extração de óleo por cooperativas do Vale do Juruá. A reunião foi virtual e contou com a participação de representantes e presidentes de quatro cooperativas de produtores rurais do Acre: COOPFRUTOS de Mâncio Lima; COOPERMOGNO de Tarauacá; COAPEX de Porto Walter e AMURALHA de Rodrigues Alves.

Publicidade

Durante a reunião, Jesus Sérgio e as cooperativas acreanas solicitaram ao Ministério da Agricultura a liberação de R$ 4,9 milhões, para investir no projeto que irá beneficiar comunidades extrativistas do Acre que tem o objetivo de desenvolver a economia local e manter a conservação da Floresta Amazônica. Além disso, o projeto visa ainda contribuir para o desenvolvimento regional por meio de uma economia sustentável.

Com a extração do óleo as cooperativas poderão comercializar insumos florestais para a produção de cosméticos, fitoterápicos e até gastronômicos. O valor financiado pelo Ministério da Agricultura ajudará na aquisição de maquinário, veículos, computadores. Além de custear serviços de capacitação da mão de obra, consultoria de mercado e insumos para extração do óleo.
Jesus Sérgio destacou a importância do desenvolvimento do setor extrativista do Acre. “Temos diversas comunidades no interior do Acre que dependem economicamente da Floresta e o que nós queremos é preservar e também tirar o sustento das famílias. Por isso, é muito importante este recurso do Ministério pois trará crescimento para a economia local e manterá a Floresta preservada”, afirmou o parlamentar.

A equipe do Ministério da Agricultura se mostrou favorável ao projeto apresentado pelas cooperativas e afirmou que deverá formatar uma parceria com demais órgãos públicos federais e estaduais para colocar em prática o processo de extração de óleo no Acre.

Publicidade

Participaram ainda da reunião o presidente da Funtac, Tom Sérgio; o gerente do Sebrae/AC, Kleber Pereira Júnior; o analista técnico do Sebrae/AC, Elton Pantoja; a coordenadora do Sebrae/AC, Laiz Mappes; o presidente do Sistema OCB-Sescoop/AC, Manoel Valdemiro da Rocha; a diretoria da AMURALHA, Maria Adeli dos Santos, além dos consultores Marilda Rios e Gilberto Siqueira.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.