- Rodrigo Aiache é reeleito presidente da OAB/AC com mais de mil votos
- Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Dia da Cultura Ayahuasqueira
- Governo inaugura fábrica de chinelos no presídio de Cruzeiro do Sul
- Estatuto do MDB impede Vagner Sales de assumir presidência devido à cassação de direitos políticos
- Antônia Lúcia reafirma compromisso com Assis Brasil em reunião com prefeito Jerry Correia
- Incêndio destrói residência durante a madrugada em Rio Branco
- Time acreano enfrenta Flamengo na reinauguração da Arena da Floresta
- Advogado, deputado Eduardo Ribeiro critica confronto pesado na disputa pela OAB
- Governo do Acre garante novas moradias com recursos do Minha Casa, Minha Vida
- MP investiga morte de suspeito durante perseguição policial em Rio Branco
Dia: 16 de março de 2021
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas), em entrevista ao Gazeta Entrevista na tarde desta terça-feira, 16, comentou o episódio que resultou no uso de spray de pimenta e cassetete por parte de policiais da tropa de choque do BOPE contra margaridas e garis em frente à sede da Zeladoria de Rio Branco. “Eu não vou sujar o meu CPF. Falei para o secretário pagar apenas o que estava no contrato. Eles vão receber e a prefeitura vai pagar de acordo com o contrato”, disse. Bocalom afirmou que foi ele próprio que acionou a tropa de choque do Bope.…
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registra 438 casos de infecção por coronavírus nesta terça-feira, 16, sendo 146 casos confirmados por exame de RT-PCR e 292 por testes rápidos. O número de infectados saltou de 62.940 para 63.378 nas últimas 24 horas. Até o momento, o Acre registra 170.173 notificações de contaminação pela doença, sendo que 105.718 casos foram descartados e 1.077 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 52.176 pessoas…
Na tarde de segunda-feira, dia 15, o vice-prefeito de Plácido de Castro, Enilton Pena, esteve na sede da Polícia Federal em Rio Branco, na qual se reuniu com superintendente Polícia Federal, Érico Barbosa, o corregedor Rildo Lima, e com o chefe do setor de inteligência Flávio Avelar, para tratar de assuntos referentes ao município. Na pauta do encontro com a direção da PF no Acre, o vice-prefeito solicitou aos diretores a cessão de 2 veículos para uso da prefeitura. “Tivemos uma reunião proveitosa coma direção da PF no Acre , pois além de conseguir um acordo dentro das possibilidades, ainda…
O deputado federal Leo de Brito (PT-AC) lança nesta terça-feira, dia 16 de março, o seu Gabinete Virtual, plataforma que permite o atendimento remoto em salas virtuais, a todas as pessoas que desejam se comunicar com o parlamentar, com funcionamento das 8 da manhã às 5 da tarde. O *Gabinete Digital* vai facilitar a comunicação e a interação do deputado e sua equipe com a população, sobretudo nesse momento crítico da pandemia, em que os trabalhos legislativos estão sendo realizados de forma remota para segurança de todos. A ferramenta permite através de um único link, acesso a diversos canais de…
Diante dos problemas financeiros enfrentados pelos garis que prestam serviço à Prefeitura de Rio Branco, por conta do atraso no pagamento de dois meses de salário, o deputado Pedro Longo se solidarizou com a classe e disse que a situação deve ser resolvida da forma menos burocrática possível. “Se a Prefeitura enfrenta um problema com as empresas que contratam os servidores, que o dinheiro seja depositado diretamente na conta de cada um deles. As questões burocráticas podem ser resolvidas depois disso, numa relação do executivo com as firmas”, destacou o parlamentar durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta…
O deputado estadual Fagner Calegário afirmou na sessão de terça-feira (16) que as empresas terceirizadas não têm culpa do atraso dos salários dos garis, tampouco da truculência usada contra os trabalhadores e alfinetou a direção da Secretaria de Zeladoria ao dizer que a equipe precisa fazer um cursinho básico de licitação para aprender como se calcula metragem. Calegário afirmou que com o contrato em vigência a atual direção da Zeladoria quer mudar as regras de pagamento. “Com um contrato vigente, andando, eles querem mudar as regras do contrato. Eles precisam mesmo é de um cursinho básico de licitação”, diz. Calegário…
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, classificou durante sessão desta terça-feira (16) como “conquista importante” o fato do Acre integrar o grupo de sete estados como zona livre de febre afotosa sem vacinação do rebanho bovino. “Essa conquista é um trabalho de mais de 20 anos que sem duvida é uma vitória extraordinária para o estado do Acre”, disse o parlamentar. Gonzaga informou que o Brasil recebeu parecer favorável da Organização Mundial de Saúde Animal para o reconhecimento do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso e parte do Amazonas como regiões livres…
Ao tentar se defender por conta da ação da Prefeitura de Rio Branco contra o garis que chamou a tropa de choque da Polícia Militar para conter uma manifestação pacífica, o prefeito Tião Bocalom (PP) atacou a ex-prefeita Socorro Neri (PSB) e disse que as empresas tinham um tipo de comportamento com a gestão passada que não era correto. Bocalom acusou as empresas terceirizadas de usaram os garis e roçadores para fazerem o que qualificou como “levantar contra a Zeladoria”. O prefeito defendeu o uso da força policial contra os garis. “Algumas vezes eles já quiseram negociar, dessa vez não…
O vereador de Rio Branco, Adailton Cruz, usou a tribuna virtual da Câmara de Vereadores da capital para repudiar a ação da Prefeitura de Rio Branco na última segunda-feira (15) que chamou a Polícia Militar contra os garis que se manifestaram pela falta de pagamento. Adailton aproveitou para afirmar que foi usada truculência, frisou que o prefeito sumiu e disse que só viu Bocalom durante a campanha eleitoral. O parlamentar diz ainda que Bocalom além de sumir, ainda age com dose de arrogância e um ar de que sabe todas as coisas. “Eu só vi o prefeito na campanha e…
O vereador de Rio Branco pelo PDT, Fábio Araújo, apresentou requerimento à Mesa Diretora da Casa Legislativa para que seja encaminhado à Prefeitura de Rio Branco para que o prefeito Tião Bocalom e o secretário de Zeladoria, Joabe Lira, compareçam à Câmara para explicar o que aconteceu para que a Polícia Militar fosse chamada para conter uma manifestação pacífica de garis que protestavam pela falta de salários. Fábio diz que é necessário que o prefeito venha a público e diga o que aconteceu durante a ação que ele considera absurda. “O prefeito sumiu. A imprensa não conseguiu achar ele para…