Início / Versão completa
Mega Destaque

Jarude chama Frank de despreparado e denuncia: “Rio Branco não conseguiu vacinar 9,3 mil pessoas em um mês”

Por Redação Folha do Acre 24/02/2021 09:24 Atualizado em 24/02/2021 09:30
Publicidade

O vereador de Rio Branco, Emerson Jarude (MDB), voltou a criticar o secretário de Saúde da capital acreana, Frank Lima, pelo atraso na vacinação contra a Covid.

Publicidade

“O senhor é o responsável por fazer a vacina chegar no braço das pessoas, e não tem tratado o assunto com a importância que merece”, disse Jarude.

Jarude também apresentou dados que apontam que Rio Branco ocupada as últimas posições no ranking de vacinação. O vereador afirmou que a Saúde da capital não conseguiu zerar um estoque de 9,3 mil vacina por falta de planejamento.

“Começamos atrasados e ocupamos sempre as últimas posições no ranking de vacinação. Em mais de 30 dias, Rio Branco não conseguiu zerar um estoque de 9.300 vacinas. Isto nos fez cobrar o básico: um plano de imunização! Muitos idosos e profissionais da saúde esperando na fila por falta de um plano bem definido e executado. São vidas que já poderiam ser salvas”.

Publicidade

Outro lado

O secretário Frank Lima concedeu entrevista à imprensa onde se defendeu sobre as acusações de que teria plagiado o plano de imunicação nacional e falou sobre o planejamento de vacinação na capital.

“Como especialista em saúde pública, eu não posso fazer um plano de imunização para atender o querer do vereador. Eu preciso atender às diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) com as seguidas adaptações para a realidade de Rio Branco. Se você perceber, cada vez que a Semsa recebe doses de vacina, ela vem dentro de protocolo direcionando quem é o público prioritário, ou seja, nem eu, como secretário de saúde, posso definir quem vai tomar a vacina ou não, porque elas já vêm definidas pelo protocolo do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde”, explicou.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.