Índice na cidade é de 154 casos para cada 10 mil habitantes, aponta Sesacre. Unidade de referência está com 46 pacientes internados e com 80% dos leitos de UTI ocupados.
A segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, registra o maior índice de contaminação por Covid-19, segundo dados do boletim divulgado nesse domingo (8) pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). São 154 casos para cada 10 mil habitantes.
Com 88,4 mil habitantes, Cruzeiro do Sul tem 1.359 casos confirmados de Covid-19. Foram 377 novos casos em 24 horas. A cidade registra 17 óbitos causados pela doença, uma taxa de letalidade de 1,3.
Em segundo lugar no ranking da taxa de contaminação aparece a capital, Rio Branco, com 112 casos da doença para cada 10 mil habitantes. No Acre a incidência da doença é de 905,2 casos por 100 mil habitantes.
Referência no atendimento de Covid-19 no Vale do Juruá, o Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, está com 43 pacientes internados com suspeita ou confirmação da doença. Segundo a direção, 80% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados.
O diretor técnico do Hospital do Juruá, Marcos Lima, disse que dos 44 leitos de clínica médica – enfermarias para Covid – 34 estão ocupados. Além disso, dos 10 leitos de UTI, oito estão com pacientes, sendo que três estão entubados. O pronto-socorro da unidade separado para os casos de Covid também estão com quatro pacientes internados.
“Realmente isso é uma coisa que está preocupando a gente. O Hospital do Juruá é uma unidade de referência no atendimento não só para Cruzeiro do Sul, mas para toda regional do Vale do Juruá, inclusive municípios do estado do Amazonas. Por isso, a gente reitera o pedido sobre a importância dos cuidados no que diz respeito ao distanciamento social. Ainda vemos muito as pessoas na rua e isso preocupa”, disse.
Um hospital de campanha está sendo construído ao lado do Hospital do Juruá para aumentar a capacidade de atendimento dos pacientes com Covid-19 na região.
“O governo está falando em entregar a obra a partir do próximo dia 15, mas a gente está conversando para ver a questão dos insumos, equipamentos e pessoal. São mais 60 leitos de clínica médica, 10 leitos de UTI e 20 de semi-intensivo”, afirmou o diretor.
G1