15 junho 2024

A pedido do governador, presidente do Deracre avança com grandes obras em todo o Acre

Agência de Notícias do Acre

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Construção da ponte da Sibéria, em Xapuri, pavimentação de ramais e asfalto na Transacreana, em Rio Branco, estão entre as grandes obras sonhadas pela população acreana que foram retomadas pelo governo do Acre em maio. Neste pacote, também foram assinadas ordens de serviços para construção da nova entrada de Tarauacá; pavimentação da Estrada da Variante, em Xapuri; pavimentação da AC-405; estrada de Bujari a Porto Acre.

Já Plácido de Castro foi contemplada com a construção da da nova entrada de Plácido de Castro de obras no Ramal Novo Horizonte. Já Marechal Thaumaturgo, teve passarela sobre o Rio Amônia; obras de pavimentação do Ramal dos Paulistas e obras de pavimentação do Ramal do Adolar, em Sena Madureira.

“O governador Gladson Gladson tem compromisso com a infraestrutura do Acre. E, após o período de inverno, que domina os primeiros meses do ano, obras de infraestrutura sob comando do Deracre devem avançar a cada dia. Essa marca representa o compromisso da gestão com as famílias acreanas, demonstrando a dedicação contínua para melhorar a qualidade de vida nos municípios”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.

Pavimentação da Transacreana

Com serviços de pavimentação na AC-90 (Transacreana), em Rio Branco, o trabalho conta com recursos de R$ 10 milhões, contempla o trecho de 17,6 km e faz parte de um convênio adquirido via emenda da bancada acreana em 2021.

Sula Ximenes destacou o apoio do governo do Estado e da bancada federal para o melhoramento da Transacreana.

“São investimentos importantes e fundamentais para o Acre, e esse trabalho demonstra o compromisso do governador Gladson Cameli e do Deracre na aplicação dos recursos da bancada federal e o impacto desse trabalho na vida das pessoas”, enfatizou.

Nova entrada de Tarauacá

No terceiro acesso ao município de Tarauacá, os trabalhadores devem reiniciar as obras de implantação e pavimentação. A obra é realizada sob a supervisão do Deracre e conta com investimento de R$ 11,4 milhões, provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado federal Jesus Sérgio.

O investimento em infraestrutura na estrada fortalece a mobilidade dos moradores dos bairros Copacabana, Avelino Leal e Centro, pela BR-364, e facilita a entrada e saída de caminhões de mercadorias na cidade.

Estrada da Variante

A pavimentação da Estrada da Variante atingiu 80% de conclusão e é uma das obras estratégicas do mandato do governador Gladson Cameli, que firmou compromisso com a comunidade para sua execução. A obra contempla a implantação e a pavimentação de 17,5 km da Rodovia AC-380, do entroncamento até a BR-317, com um investimento de R$ 24 milhões, fruto de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar.

Os trabalhos na Estrada da Variante avançam, sendo executados pelo Consórcio Laranjeiras, formado pelas empresas MSM – Pedra Norte e Marts Transportes.

AC-405

Com 90% da primeira etapa concluída, a Rodovia AC-405 tem previsão de finalização para junho de 2024 e tem proporcionado mais mobilidade à população, além de contemplar serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, proteção ambiental e outras ações complementares.

Com investimentos de R$ 18 milhões destinados, por meio de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar, para a segunda etapa, o projeto, executado pelo Consórcio AC-405 II e fiscalizado pelo Deracre, deve ampliar os trabalhos no trecho de 10,3 km, que se inicia no Aeroporto Marmud Cameli e vai até o entroncamento da AC-405 e AC-407.

Ponte da Sibéria, em Xapuri

O sonho da tão aguardada ponte sobre o Rio Acre, em Xapuri, aproxima-se cada vez mais da realidade. Executada pelo governo do Estado, a obra já está 50% finalizada e, muito em breve, colocará fim, de uma vez por todas, à dependência de embarcações para ligar a comunidade da Sibéria à região central da cidade. A construção da estrutura está sob a responsabilidade do Deracre e do Consórcio Rio Acre. O empreendimento público já consumiu 330 toneladas de aço e 2,5 mil m³ de concreto.

Além de melhorar a mobilidade urbana de 20 mil pessoas, a obra, que terá 363,8 m de extensão, contribui com a geração de 34 postos de trabalho diretos. “Vamos iniciar a etapa da construção dos balanços sucessivos. A expectativa é que a ponte seja inaugurada até o fim do segundo semestre de 2024”, afirma Sula Ximenes.

O investimento total na Ponte da Sibéria é estimado em R$ 40 milhões. Desse montante, R$ 15 milhões são provenientes de recursos próprios do governo acreano e R$ 25 milhões de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar.

Estrada de Bujari a Porto Acre

Com o intuito de melhorar a infraestrutura viária, o Deracre segue com as obras da Rodovia AC-445, que ligará os municípios de Bujari e Porto Acre, pela Vila do V. São mais de R$ 25 milhões para a construção, dividida em dois lotes, sendo o lote I com extensão de 19,60 km e o lote II com extensão de 18,66 km.

“Temos atuado na limpeza mecanizada, início da terraplanagem e, em breve, na drenagem da nova estrada”, afirmou.

O valor faz parte de uma emenda parlamentar de R$ 126 milhões, do senador Márcio Bittar, relator do Orçamento-Geral da União (OGU) de 2020 a 2021, destinada ao governo do Acre para as estradas estaduais.

Obras da nova entrada de Plácido de Castro

As obras de modernização viária da AC-40, no acesso a Plácido de Castro, com investimento de R$ 6 milhões, por meio de emenda do senador Márcio Bittar, criam aquela que será a principal entrada da cidade, com portal e rotatória, além da restauração de 2,5 quilômetros do pavimento da estrada. Além disso, devem avançar para a etapa de serviços de drenagem. A obra tem previsão de entrega para setembro de 2024.

Sula Ximenes afirmou que os trabalhadores da empresa atuam na execução de serviços de terraplanagem da duplicação e da ciclovia, além da limpeza mecanizada e construção de calçadas.

“É uma obra que gera emprego e renda no município de Plácido de Castro. Possui mais de 2.200 m, e iremos avançar para entregar nesse verão”, enfatizou.

A principal entrada da cidade ganhará um portal e rotatória, além da restauração de 2,5 km do pavimento da AC-40.

Obras no Ramal Novo Horizonte

Além disso, Sula destacou que as obras de pavimentação seguem no Ramal Novo Horizonte, que conta com a destinação de R$ 8,4 milhões de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar, para asfaltamento.

Os trabalhadores da empresa Emot Construções concluíram em 9,7 km da estrada os serviços de drenagem com implantação de bueiros e galerias, reforma de uma ponte estaqueada de 60 m, e a obra está com 90% da terraplanagem concluída.

“Após execução da terraplanagem, serão iniciados os trabalhos de sub-base na estrada”, disse a gestora.

Construção da Passarela sobre o Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo

A empresa contratada tem executado o trabalho de transporte de insumos e matérias, além da preparação do canteiro de obras e mobilização de trabalhadores. O governador Gladson Cameli lançou, em 2023, a obra da Passarela do Rio Amônia, fruto de uma emenda parlamentar do senador Márcio Bittar, celebrando um marco histórico para o município de Marechal Thaumaturgo. A passarela terá, ao todo, 201 m de comprimento, com uma pista de 2,40 m de largura.

O investimento total é de R$ 5 milhões. O convênio, firmado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), é parte integrante da visão estratégica do governo do Acre de superar desafios logísticos e proporcionar condições mais seguras e eficientes para o deslocamento da população.

Obras de pavimentação do Ramal dos Paulistas

Em 2023, o governo determinou início das obras de pavimentação de 11 km da estrada vicinal do Ramal dos Paulistas, em Porto Acre. Com investimento de R$ 14 milhões, por meio de emenda do senador Márcio Bittar, as obras estão sendo supervisionadas pelo Deracre e executadas pelo Consórcio Paulista, que tem atuado na execução da terraplanagem. A construção é dividida em dois lotes, sendo o lote 1 com extensão de 5,6 km e o lote 2 com extensão de 5,02 km.

De acordo com Sula, as empresas trabalham na implantação da rede de drenagem, com instalação de bueiros e raspagem, com limpeza mecanizada de camada vegetal. Além disso, os trabalhadores avançam com o serviço de terraplanagem, para, em breve, iniciar a execução dos serviços de pavimentação asfáltica.

Obras de pavimentação do Ramal do Adolar, em Sena Madureira

Com o Deracre, o governo do Estado tem trabalhado para a implantação da pavimentação asfáltica e dispositivo de drenagem do Ramal do Adolar, com implementação de ciclovia.

Os recursos são provenientes de emendas de R$ 9 milhões do senador Márcio Bittar.

“Mais uma obra que tem avançado, e o Deracre tem acompanhado de perto a execução do trabalho da limpeza mecanizada e drenagem na estrada”, afirmou a presidente do Deracre.

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