Jesus Sérgio está entre os deputados mais produtivos da Aleac

0

Dos 24 parlamentares da 14ª Legislatura (2015/2018), da Assembléia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Jesus Sérgio (PDT) se consolidou entre os mais produtivos, segundo dados do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), da Aleac.

Jesus Sérgio encerra, neste mês de janeiro, o mandato de deputado estadual e dará início, a partir de fevereiro de 2019, ao de deputado federal, em Brasília (DF).

O parlamentar apresentou de 2015 a 2018, 160 proposições. Das quais 61 foram Indicações, 17 Requerimentos, 10 Projetos de Lei e 01 Projeto de Resolução, 9 Moções. Em 2017, Jesus Sérgio foi avaliado, em primeiro lugar, o mais atuante.

Ao findar o ano legislativo de 2018, o parlamentar ficou em segundo lugar no ranking dos mais produtivos da Aleac. Ao longo dos quatro anos de mandato, o pedetista se manteve entre os três mais atuantes desta legislatura (2015 a 2018).

Desde o primeiro ano de seu mandato, ele ganhou destaque por denunciar, na Tribuna da Aleac, situações de precariedade e abandono, em especial, nas cidades do interior do Acre. O parlamentar se destacou ainda por sua forte atuação em defesa da BR-364.

Como presidente da Comissão de Obras Públicas e Transportes da Aleac, ele reivindicou a continuidade das obras, denunciou a precariedade da estrada e cobrou medidas emergenciais para impedir o fechamento da estrada.

ENTENDA O QUE SÃO PREPOSIÇÕES

As preposições são matérias protocoladas por meio de documentos, as quais são sujeitas à aprovação do Plenário da Assembléia durante as Sessões Legislativas. As proposições são instrumentos que o deputado utiliza para propor e regulamentar leis; cobrar adoção de medidas emergenciais; denunciar situações precárias e também reivindicar soluções para problemas enfrentados pela população, ambas feitas por meio de Indicações e Discursos. Deve ainda fiscalizar a aplicação de recursos públicos e o andamento de obras e serviços públicos, por meio de Requerimentos e ações praticas.

Além disso, cada deputado deve, obrigatoriamente, participar das Comissões, nas quais são deliberadas, discutidas e avaliadas as matérias apresentadas, pelos parlamentares e pelos demais Poderes, para que possam ser colocadas em votação no Plenário.

CONFIRA O RANKING DOS DEPUTADOS ESTADUAIS MAIS PRODUTIVOS DE 2018

1º Lugar – Janilson Leite (PCdoB) com 42 preposições

2º Lugar – Jesus Sérgio (PDT) com 33 preposições

3º Lugar – Leila Galvão (PT) com 30 preposições

4º Lugar – Daniel Zen (PT) com 22 preposições

5º Lugar – Eliane Sinhasique com 21 preposições

Comentários

comentários