Jenilson cobra representação da Funai no Jordão e diz que índios estão sofrendo

0

O deputado Jenilson Leite (PCdoB) cobrou na sessão de hoje (21) uma efetiva representatividade da Fundação Nacional do Índio (Funai) no município acreano do Jordão. Segundo o parlamentar, não existe uma representatividade do órgão na região e que indígenas das comunidades locais estão sofrendo por falta de articulação para resolverem demandas econômicas e burocráticas.

“Já faz tempo que as comunidades indígenas estão queixando da falta de representação da Funai no município. Sabemos das dificuldades que enfrentam, de se articularem entre as instituições. Quando o órgão não está auxiliando as populações, as dificuldades que os índios enfrentam, no campo social, são bem maiores”, discursou.

O parlamentar disse também que demandas na área da Saúde e da Previdência Social são as mais reprimidas. Ele comentou que os indígenas do Jordão precisam viajar horas para chegar até a cidade de Tarauacá e receber atendido.

“Eles precisam pagar caro para o transporte. Quando conseguem atendimento, usam grande parte dos seus recursos só com estadia, alimentação e transporte. Não é água que eles estão se queixando disso. Isso dificulta muito a vida daquelas pessoas”, acrescentou ele informando que terá uma reunião nos próximos dias junto com a Funai para tentar resolver à problemática.

Por fim, Leite comentou que haverá uma audiência pública para tratar de outras políticas públicas indígenas. Ele aproveitou para anunciar que o governo do estado está preparando a entrega de 12 escolas indígenas no estado. “Essas escolas darão mais perspectiva de vida aos índios, o apoio do poder público é importante”, finalizou.

Comentários

comentários