Jarude apresenta PL para obrigar divulgação de gastos, projetos e assiduidade de cada vereador

0

O vereador Emerson Jarude (sem partido) apresentou na manhã desta quinta-feira, 26, um Projeto de Resolução para tornar obrigatória a divulgação de gastos, projetos e assiduidade de cada vereador. Denominado “Câmara Mais Transparente”, o Projeto já foi apresentado com a assinatura de outros 14 vereadores, o que sinaliza uma futura aprovação.

A iniciativa irá permitir que de forma inédita qualquer cidadão tenha acesso aos gastos com diárias, combustível, aluguel de veículos, serviços gráficos e qualquer outro gasto de gabinete dos vereadores.

Além disso, ficariam disponíveis no portal da Câmara a lista de proposições de cada parlamentar, assiduidade e votação em cada projeto, permitindo total transparência à população.

A secretária executiva e estudante, Genária Souza, afirma que o Projeto será bem recebido pela população, que terá a oportunidade de acompanhar seus representantes de forma simples e oficial.

“É um direito meu como cidadã acompanhar o trabalho do legislador dentro da Câmara. O projeto “Câmara mais Transparente” é importante e eficaz com a sistematização desses dados numa linguagem que qualquer pessoa possa consultar e utilizar o sistema para ter acesso às prestações de contas.”

Em tribuna o criador da iniciativa, Emerson Jarude, agradeceu o apoio dos demais colegas de parlamento ao projeto e ressalta o ineditismo da iniciativa que promove em definitivo a transparência da Casa Legislativa.

“Transparência é uma obrigação, algo que é inerente a administração pública. Não podemos nos valer do cargo de vereador para esconder os gastos do mandato. Acredito que esse projeto visa beneficiar não somente a população, mas os próprios parlamentares que terão mais uma ferramenta para mostrar o seu trabalho”, diz.

Assessoria

Comentários

comentários