Plataforma online pode ajudar acreanos a encontrar emprego ideal

0

O primeiro passo para começar uma carreira profissional é escolher um trabalho que combine direitinho com a personalidade, gostos e afinidades com alguma área. Mas nem sempre é uma coisa fácil de fazer, por isso, muitas pessoas recorrem a sessões de orientação e testes vocacionais.

Mas já pensou poder fazer isso sem sair de casa? Foi a iniciativa que partiu do Serviço Nacional da Indústria (SENAI). A instituição desenvolveu um serviço de Inteligência Artificial que avalia, principalmente, as habilidades socioemocionais de quem utiliza a plataforma. Com base nos resultados, a ferramenta indica as melhores opções de cursos para iniciar uma carreira.

“O Mundo SENAI também mostrará que estamos inseridos e preparados para a quarta revolução industrial, com tecnologias mais complexas, que exigirão novas formas de trabalho e profissionais com novas habilidades e competências”, destaca o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

Uma das razões para o Mundo SENAI estar diretamente ligado à quarta revolução industrial, conhecida como Indústria 4.0, é a necessidade de preparar jovens para esse mercado, onde a tecnologia tem avançado, gerando competitividade e produtividade entre as empresas brasileiras.

Outra função que a plataforma oferece é de apontar, por estado, quais são as áreas que mais precisam de trabalhadores na indústria. No Acre, por exemplo, o setor da Construção é responsável por 54,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Logo, a indústria precisa de profissionais como técnicos em edificações e também tecnólogo em controle de obras.

Rejane Carneiro, analista de mercado do SENAI no Acre, explica que O Mundo SENAI é gratuito e está disponível para toda a comunidade acreana. Ela defende que é necessário incentivar os jovens a buscarem essa plataforma não só como um meio de colaborar para o crescimento da economia do estado, mas como autoconhecimento.

Para ela, “o jovem sente um pouco daquela angústia de não ter certeza do que ele quer fazer em termos de ensino técnico e profissionalizante. Então, a plataforma que contém todas essas informações capta todos os dados de quem se inscreve nela e se cadastra dessa pessoa que se cadastra, e ali gera informações úteis para esses usuários”.

Evento Mundo SENAI

Um evento que ocorreu no início deste mês em todas as unidades do SENAI recebeu estudantes e possíveis clientes da instituição. A ideia era apresentar, por meio de palestras, oficinas, minicursos e visitas guiadas, uma parcela do que é o mundo industrial. E além disso ajudar a orientar os jovens sobre carreiras e profissões de acordo com cada perfil. No estado do Acre, Rejane Carneiro conta que o evento foi um sucesso.

“É um evento que, para nós, tem muito retorno de reconhecimento e imagem da instituição, inclusive para efeito de matriculas também, porque os visitantes neste dia, não só assistem as atividades que são desenvolvidas no evento. Mas também podem demonstrar interesse em fazer matrículas nos cursos para posteriormente procurar uma unidade mais próxima deles”, reforça Carneiro.

A plataforma está disponível não só para quem participou do evento Mundo SENAI, mas é possível acessar o ano todo pela internet. O projeto foi desenvolvido por meio da Inteligência Artificial, que é uma das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. Essa nova era da indústria é considerada a quarta revolução industrial.

Comentários

comentários