Criminosos invadem WhatsApp de usuários; saiba como se proteger do golpe que atinge todo o Brasil

0

Por Ricardo Camargo

Vários casos foram registrados de clonagem de celular a partir do whatsapp. A ferramenta de comunicação direta mais utilizada no mundo esta com a segurança comprometida.

Como funciona o crime:

A vítima recebe um SMS como se fosse enviado pelo próprio WhatsApp, com link solicitando o clique. Ao clicar, a vítima tem seu WhatsApp invadido, nesse momento os criminosos tem total acesso ao aplicativo da vítima, permitindo inclusive o envio de mensagens.

Eles começam a enviar mensagens para os contatos da VÍTIMA pedindo para que sejam transferidos valores para determinadas contas bancárias e como a vítima tem relacionamento com essas pessoas, muitas das vezes o plano funciona.

Para que você não seja mais uma vítima EVITE abrir mensagens de SMS cujo o remetente se identifique como sendo o WhatsApp e, principalmente, não clique em nenhum link sem antes ter certeza da procedência do envio.

Evite abrir mensagens de SMS cujo o remetente se identifique como sendo o WhatsApp

Caso tenha recebido e clicado em algum item de SMS com as descrições citadas acima, informe com urgência a todos os seus contatos sobre o ocorrido.

É importante também nesse momento a divulgação em massa deste fato, e para isso compartilhe esta notícia nos seus canais para que todos tenham acesso e se previnam o mais rápido possível.

*Ricardo Camargo é empreendedor, co-fundador da Nerdscode, empresa de tecnologia e marketing. Ao longo de sua carreira já desenvolveu com sua equipe mais de 100 sites e lojas online, além de sistemas e aplicativos para automação de marketing. Ministra cursos e palestras pelo Brasil e também é consultor de marketing estratégico.

Comentários

comentários