Prefeitura de Rio Branco promove a 3ª Caminhada da Pessoa Idosa

0

Como parte da programação da Semana do Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, a Prefeitura Municipal de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa estarão promovendo a 3ª Caminhada da Pessoa Idosa de Rio Branco. Com participação de idosos de vários grupos de convivência pertencentes às Equipes de Saúde da Família, Centro de Referência de Assistência Social e de instituições vinculadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O objetivo é promover momentos de lazer e socialização como estratégia de promoção da qualidade de vida, com foco no envelhecimento saudável e ativo.

Neste evento, ações de saúde serão realizadas como: aferição de Pressão Arterial, teste de glicemia, auriculoterapia, orientações em saúde, orientação de prática de atividade física, dentre outros temas.

Ressaltamos que as ações de prevenção e promoção à saúde da pessoa idosa, são realizadas durante todo o ano pelas Equipes de saúde da família.

Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa

O Dia Nacional do Idoso (1º de Outubro), foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

O aumento da longevidade humana é um fenômeno mundial. Este aumento vem ocorrendo em países desenvolvidos e em países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2050 o número de pessoas com mais de 60 anos de idade será aproximadamente 03 vezes maior que o atual (ONU, 2011). O processo de envelhecimento teve início no final do século XIX e se estende de forma acelerada até os dias atuais (CRUZ et al, 2015).

A promoção do envelhecimento ativo, isto é, envelhecer mantendo a capacidade funcional e a autonomia, é reconhecidamente a meta de toda ação de saúde. Ela permeia todas as ações desde o pré-natal até a fase da velhice. A abordagem do envelhecimento ativo baseia-se no reconhecimento dos direitos das pessoas idosas e nos princípios de independência, participação, dignidade, assistência e auto-realização determinados pela Organização das Nações Unidas (WHO, 2002).

Envelhecimento bem sucedido pode ser entendido a partir de seus três componentes: (a) menor probabilidade de doença; (b) alta capacidade funcional física e mental; e (c) engajamento social ativo com a vida (Kalache & Kickbush, 1997; Rowe & Kahn, 1997; Healthy People 2000).

No município de Rio Branco, atualmente a população de 60 anos ou mais tem crescido, temos aproximadamente 23.299 idosos, conforme dados do IBGE/2010. Ocupando 6,21% da população do município.

Atividades realizadas neste ano pela Área Técnica:

  • Apoio Institucional para fortalecimento dos processos de trabalho das Equipes de Saúde da Família;
  • Matriciamento e consulta compartilhada;
  • Encontros mensais de vários grupos nas Unidades de Saúde;
  • Ações no Dia Nacional e Internacional do Idoso;
  • Sessões de cinema para os idosos;
  • Arraial dos Idosos;
  • Dia Nacional de combate à osteoporose;
  • Passeio para grupos de idosos;
  • Visitas domiciliares a idosos acamados e/ou sofrendo violação de seus direitos;
  • Qualificação para os profissionais de Saúde;
  • Roda de conversas para grupos de idosos sobre diversas temáticas;

Comentários

comentários