Ex-vereadora assume time de futsal do Colégio Acreano e leva meninas a fazer história em Palmas

"Estamos tentando quebrar barreiras e conseguir incentivo ao futsal feminino", diz Rose Costa

0

A ex-vereadora de Rio Branco pelo PT e professora de Educação Física do Colégio Acreano, Rose Costa, conseguiu uma façanha até então inédita para o Acre: levar uma equipe de futsal feminino até as semifinais dos Jogos Escolares da Juventude. O Acre conquistou o 3º da competição na cidade de Palmas, Tocantins.

Rose é treinadora do time de futsal feminino do Colégio Acreano e levou as meninas acreanas a fazerem história nos jogos escolares deste ano. As atletas chegaram às semifinais, mas infelizmente perderam para a equipe do Distrito Federal. As garotas do Acre voltaram à quadra no domingo (16) e conquistaram o 3º ao vencerem a equipe de Mato Grosso.

“Começamos um trabalho com as meninas do Colégio Acreano com a intenção de fazer uma boa participação nos jogos escolares municpais em Rio Branco e no estadual. A etapa estadual ocorreu em Cruzeiro do Sul onde fomos campeãs do estado. Com isso fomos classificadas para participar da fase regional Norte dos jogos escolares em Palmas”, explica Rose.

As atletas do Colégio Acreano obtiveram o melhor desempenho entre as equipes acreanas Foto: Stalin Melo

Rose afirma que a mentadilidade sobre a participação de mulheres no futsal e futebol tem mudado nos últimos anos, mas ainda falta investimentos para que as meninas cheguem ainda mais longe no esporte.

“O nosso país está vivendo um momento ímpar em questão do futsal e futebol femino. Nunca antes se exaltou tanto a questão do futebol quando o futsal feminino. A gente sabe que existe uma exaltação em relação à melhoria do esporte, mas ainda estamos longe de termos investimentos nos esportes femininos. Ainda não há essa cultura de investimentos”, diz.

A técnica comemora a boa atuação das menina do Colégio Acreano nos jogos escolares e diz que a competição é importante para ‘garimpar’ novos talentos do esporte.

“Os Jogos Escolares é uma das competições mais importantes do desporto escolar. Esse resultado vai ficar como um legado para as próximas meninas que serão motivadas a treinar e também ir longe no esporte. Temos uma equipe com qualidade técnica muito boa com um futuro promissor”, conta a professora.

Rose conta que o amor pelo esporte fez com que ela aceitasse o desafio de treinar as meninas e levar a equipe a disputar competições no estado e fora do Acre.

“A questão do Amor pelo esporte me motivou e o quanto o esporte tranforma a vida das crianças e adolescentes. O esporte dá um novo horizonte aos adolescentes diante de um momento tão complicado em que vivemos num mundo com alto índice de gravidez na adolescência e suicídios entre jovens. O esporte é importante para que nossas meninas tenham um futuro”, diz.

Equipe vencedora

A equipe de futsal feminino do Colégio Acreano é formada por alunas com até 17 anos. O time viajou ao Tocantins com uma atleta a menos do que os outros participantes, mas se saiu muito bem na competição.

Segundo Rose, a equipe do Acre tem uma média de idade muito nova. A maioria das meninas do time completou 15 anos neste ano de 2019. Lorena 10, Lohanna 11, Lilian 9, Larissa 12, Ísis 5, Vitória 4, Ketlem 3 e Alice 2 foram as responsáveis por levar ao Acre entre os 3 melhores estados nos jogos escolares na região Norte.

Comentários

comentários