Dia Municipal do Gari é comemorado com corrida de rua em Rio Branco

0

Em Rio Branco, o Dia Municipal do Gari foi celebrado com festa na sede da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC), localizada na Estrada da Sobral, e contou com a presença, do prefeito em exercício, vereador Antônio Moraes e do secretário da SMZC, Kellyton Carvalho.

A programação contou com a tradicional Corrida dos Garis, que este ano foi dividida em cinco categorias: Master, Margaridas, Administrativo, 45/56 anos e até 44 anos. Na modalidade administrativa a vencedora foi Juce Ferraz, Iolanda Ferreira de Oliveira (Margarida), Raimundo Martins de Mesquita (Master), José Alves (45/55) e Lucas Fidelis (até 44 anos).

O evento organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade congregou apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBtrans) e Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB). Ao todo, 101 servidores se inscreveram na corrida, que premiou os vencedores com medalhas e troféus.

O secretário Kellyton Carvalho, destacou que por orientação da prefeita Socorro Neri a SMZC desenvolve de forma perene programa de valorização do servidor e que a Corrida dos Garis faz parte do calendário de eventos município. Segundo ele, além da corrida, também está em curso o Campeonato dos Garis.

“São 350 garis, durante todo o ano a SMZC desenvolveu dezenas de ações que passam por consultas médicas para homens e mulheres, palestras sobre violência doméstica, vacinas e atividades esportivas e culturais. Manter a cidade limpa não é um ofício simples, mas graças a esses trabalhadores os espaços públicos estão sempre limpos e saudáveis à disposição das pessoas”, disse Kellyton.

“Quero agradecer a prefeita Socorro Neri pelo cuidado com o esporte, saúde e lazer dos colaboradores da Zeladoria. Essa é uma semana dedicada aos garis. A Prefeitura faz um merecido reconhecimento a esses servidores que enfrentam sol e chuva, dia e noite, para manter as ruas da cidade limpas e organizadas. Agradeço o compromisso e empenho diário desses trabalhadores”, disse Antônio Moraes, prefeito em exercício.

Juce Ferraz, vencedora da corrida na categoria administrativo, disse que é satisfatório e prazeroso participar da homenagem aos garis. “Nós da parte administrativa resolvermos participar da corrida para mostrar que estamos todos juntos”, observou.

O gari Lucas Fidelis ressaltou a importância do esporte para homenagear a categoria. “O esporte uni todo mundo e a gente não faz distinção dos locais onde limpamos. Quem mora no endereço? Não importa, nossa missão é higienizar o ambiente, limpar a nossa cidade”, completou o vencedor da prova até 44 anos.

Dia Municipal do Gari

O Dia do Gari é comemorado em Rio Branco em 23 de outubro e foi instituído pela Lei Municipal 501, de 17 de outubro de 1984. Esta data visa homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e parques limpos de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

Ascom

Comentários

comentários