Grande final do Festival de Dança será nesta quarta-feira em Rio Branco

0

Os concursos de dança que reúnem famosos em programas da TV aberta popularizaram o acesso das famílias brasileiras às possibilidades de expressão do corpo em movimento. Agora, se a audiência também tiver interesse de conhecer o trabalho que é feito nos palcos por artistas que vivem na capital, e sem pagar nada por isso, a oportunidade materializa-se na grande final do Festival de Dança de Rio Branco que ocorre nesta quarta-feira (4), a partir das 18h, no Cine Teatro Recreio.

O projeto carrega a proposta social que mantém desde a estreia, em 2017, que é formar público, valorizar talentos, sem esquecer de abrir espaço para os iniciantes, e levar arte para as periferias. Não à toa, “A Dança Transcende a Cidade” é o tema deste ano. Até chegar à região da Gameleira, as etapas classificatórias foram sediadas em escolas públicas dos bairros João Eduardo, Cidade Nova e Cidade do Povo – áreas onde há menos oferta de atividades artístico-culturais, com apresentações de grupos, duplas e artistas solo, incluindo performances e números circenses.

“A gente acredita que essa iniciativa serve de vitrine para quem prioriza a dança como forma de expressão, garantia de saúde mental, resistência política, estilo de vida, hobby, terapia… Enfim, as motivações são muitas para o mesmo fim, e todos os candidatos ganham visibilidade. Do ponto de vista coletivo, é interessante porque ajuda a conectar e fortalecer a cadeia produtiva que envolve a dança. O segmento, hoje, já é um dos mais numerosos e organizados do estado”, comenta Regina Maciel, vice-presidenta da Associação de Dança do Acre (Asdac).

Para financiar a terceira edição do festival, a Asdac teve aprovação de projetos inscritos nos editais públicos do Fundo Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Funcultura), administrado pela Fundação Elias Mansour (FEM) do governo do Acre, e do Fundo Municipal de Cultura (FMC), gerido pela Fundação Garibaldi Brasil (FGB) da prefeitura de Rio Branco. Além disso, a Gráfica Tico-Tico entra como apoiadora da ação, que iniciou em setembro e encerra-se nesta quarta (4).

Assessoria

Comentários

comentários