Governo do Acre não consegue terminar reformas em quartéis da PM, mesmo depois de 3 anos

0
Obras de reforma dos quartéis foram iniciadas em 2014 e não foram entregues/Foto: Blog do Accioly

Quanto tempo leva a reforma de um imóvel? Tudo depende da disponibilidade de recursos do proprietário. Assim se explica a demora de três anos nas reformas dos quarteis da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC) e a necessidade de alguns dos contratos já estarem no seu 12° termo aditivo. Consultada, a Assessoria de Comunicação da PMAC não respondeu.

Espalhados por todos os municípios do Estado, os quartéis da PMAC deveriam ter passado por reforma. Deveriam, pois mesmo depois de três anos de obras e muitos aditivos, os quartéis ainda não tiveram as obras entregues pela empresas encarregadas dos serviço.

É preciso ressaltar que o orçamento da PMAC para investimentos no ano de 2018 será ainda menor que o do ano a se encerrar. Ou seja, com menos dinheiro para investir, as obras podem se estender por mais tempo ainda.

Enquanto isso, os policiais têm de trabalhar em locais insalubres, sem espaço para qualquer atividade e mesmo para o devido repouso. Em alguns quartéis os policiais têm de dividir o espaço de trabalho com os trabalhadores, quando estes aparecem para trabalhar.

Veja uma lista publicada recentemente no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE) com as cidades e quantos foram os aditivos:

EXTRATO DO 6º TERMO ADITIVO AO CONTRATO ADMINISTRATIVO N.º 045/2014 – Construção do 3º Batalhão de Polícia Militar, localizado no bairro da Sobral, no município de Rio Branco – AC

EXTRATO DO 12º TERMO ADITIVO – Reforma do Quartel Militar, localizado na Avenida São José, no município de Rodrigues Alves – AC

EXTRATO DO 12º TERMO ADITIVO – Reforma do Quartel Militar, localizado na Avenida Japim, bairro São Francisco, no município de Mâncio Lima

EXTRATO DO 9º TERMO ADITIVO – reforma do Quartel da Policia Militar, localizado na Avenida Antônio Frota – Centro, no município de Tarauacá – AC

EXTRATO DO 12º TERMO ADITIVO – Reforma do Quartel Militar, localizado na Avenida Japim, bairro São Francisco, no município de Mâncio Lima – AC

EXTRATO DO 7º TERMO ADITIVO – quartel da Policia Militar, localizado na Rua Dr. Batista de Moraes, próximo a Praça de Rio Branco, no município de Xapuri – Acre.

PM não se pronuncia

Segundo informações anteriores da PM, a demora da entrega das obras seria por conta do grande espaço de tempo entre a licitação e a ordem de serviço para as obras, tendo isso provocado problemas de caixa nas empreiteiras.

Um pedido de informações foi enviado para a PMAC ainda na quarta-feira (13), mas até o fechamento da reportagem não houve qualquer resposta. Veja os questionamentos enviados:

“Em tempos onde o orçamento de investimento da PM não cresce, as reformas dos quartéis do interior não ficam prontas. Assim, qual o motivo de tantos aditivos para estas obras? Isso não tem prejudicado o trabalho policial nestes locais?

Comentários

comentários