MP pede prisão de ex-tesoureiro de prefeitura acreana por desvio de recursos públicos

0
Prefeitura de Santa Rosa

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio do promotor de Justiça Lucivan Nery de Lima Silva, manifestou-se favorável ao pedido de prisão preventiva do ex-tesoureiro da Secretaria de Educação de Santa Rosa do Purus, Janner Gonzales, acusado de desvio de recursos públicos.

Nesta quinta-feira, 5, ele foi preso no município durante uma operação conjunta entre as polícias Federal e Civil, que também deu cumprimento a três mandados de busca e apreensão.

De acordo com a investigação, que teve início no final do ano passado, o ex-gestor utilizou notas fiscais ‘frias’ e assinaturas falsas para desviar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

A verba seria utilizada na reforma e aparelhamento de escolas da zona rural do município. No período compreendido entre o final do ano de 2013 e junho de 2014, foram desviados R$ 400 mil, aproximadamente.

Em sua manifestação, o promotor diz que umas das razões pelas quais a prisão preventiva se faz necessária é a possibilidade de o ex-tesoureiro fugir do país, uma vez que Santa Rosa do Purus faz fronteira com o Peru e ele também possui nacionalidade peruana. “A prisão também servirá para a conveniência da instrução processual, tendo em vista que o representado, em liberdade, poderá destruir provas e coagir testemunhas”, acrescenta.

Fonte: Ascom MPE

 

 

Comentários

comentários