Agente da RBTrans multa 17 motoristas de ônibus no Terminal e categoria ameaça paralisação

0
Motoristas estão revoltados e dizem estarem sendo vítimas de perseguição/FOTO: Arquivo Folha do Acre

Em um único dia, pelo menos 17 motoristas de ônibus coletivos foram multados por um agente de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) no Terminal Urbano de Rio Branco por não estarem usando o cinto de segurança. Cada multa, no valor de R$ 197 reais, é encaminhada à empresa, que acaba descontando do salário dos trabalhadores. O presidente do sindicato da categoria, Mauricélio Freire, afirma que a multa é aplicada no momento do embarque de cadeirantes.

“Se tem o cadeirante pra embarcar, o motorista vai fazer isso todo tempo amarrado? Não tem como”, diz o sindicalista que protocolou na manhã de quarta-feira (13) um ofício informando a RBTrans o que, segundo ele, já vem acontecendo há vários meses. Caso não seja tomada nenhuma providência por parte da superintendência municipal, uma paralisação em forma de protesto pode ser realizada nos próximos dias, deixando milhares de rio-branquenses sem transporte coletivo.

O coordenador de trânsito da RBTrans, João Luiz, disse que a situação precisa ser analisada pela corregedoria para que a autarquia possa tomar conhecimento e se posicionar sobre o fato.

“Caso tenha acontecido algum exagero da nossa fiscalização, pode ser feita uma denúncia para a RBTrans, e a denúncia vai para a corregedoria que vai avaliar. Caso seja necessário vai tomar as medidas administrativas para com o agente”, disse.

O servidor que multou os 17 motoristas em um único dia é Raimundo Nonato Vitório Souza.  Ele não foi localizado pela reportagem da Folha do Acre para falar sobre a situação que poderá acabar prejudicando milhares de pessoas caso o transporte coletivo seja paralisado.

Comentários

comentários