A formosa Serra do Divisor e seu guardião; confira imagens do fotógrafo Diego Gurgel

0
Foto: Diego Gurgel

Na porção mais oeste do Estado do Acre, extremidade situada na divisa do Brasil com o Peru, encontra-se a Serra do Divisor, local onde a geomorfologia acidentada abriga uma das maiores biodiversidades do planeta e seguramente a mais preservada da Amazônia brasileira.

O parque, que leva o mesmo nome, criado em 16 de junho de 1989, tem uma área de mais de 837 mil hectares e é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e também abriga comunidades indígenas e ribeirinhas.

Longa viagem

A logística para se alcançar tamanha beleza não poderia ser mais trabalhosa, uma vez que, saindo de Cruzeiro do Sul, distante 634 km da capital acreana, deve-se percorrer 43 km de carro até o município de Mâncio Lima, às margens do Rio Japiim, que desemboca no Rio Moa, caminho até a Serra do Divisor. Dependendo do nível do rio, a viagem demora cerca de nove horas em barco de motor de popa até o destino final.

Durante esse longo trajeto pelo sinuoso rio, contempla-se uma paisagem familiar para quem viaja pelos rios do Acre. Simpáticos moradores que não cansam em acenar e famílias inteiras em pequenas e médias embarcações, desenvolvendo suas atividades corriqueiras.

Nesta época do ano (agosto e setembro), praias de areia fina e branca surpreendem a cada curva, que contrastam com as águas escuras do Moa, com a rica e verde floresta por trás, e um céu azul intenso compondo um cenário exótico e peculiar.

Serra do Divisor/Foto: Diego Gurgel

Ao longo do dia o rio vai estreitando e a frequência de embarcações vai diminuindo, assim como as moradias no alto dos barrancos vão surgindo com distância maior entre si. Ao cair da tarde, já é possível ver entre a copa das árvores, no horizonte, as primeiras formas serranas que dão o ar de transição entre as terras baixas da Amazônia e as montanhas dos Andes, o que significa a chegada ao destino final.

O fotógrafo Diego Gurgel, que compõe a assessoria do governo do Acre, esteve na região e registrou imagens fantásticas da beleza natural.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Confira as fotos:

Comentários

comentários