Ufac firma parceria com Brasiléia e Epitaciolândia para abertura de novos cursos na região

0

A prefeita Fernanda Hassem esteve reunida, em seu gabinete, com o reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara e o prefeito em exercício de Epitaciolândia, Raimundão, onde participou na sexta-feira, 2, da reunião para firmar uma parceria objetivando a abertura de duas (2) novas turmas, de ensino superior, no Campus do Alto Acre.

A ação, visa contemplar os jovens dos dois municípios que terminaram o ensino médio e estão em busca de poder realizar um curso de graduação, sem ter a necessidade de ir para capital do Estado ou para o país vizinho. Dessa forma valorizando o ensino na região e abrindo as portas para novas oportunidades.
A prefeita Fernanda Hassem falou da importância da reunião com o reitor da Ufac. “Uma reunião de grande importância que tivemos hoje. Nós já tínhamos nos manifestado, solicitando, a abertura de novos cursos para região, e as equipes técnicas de Brasiléia, Epitaciolândia e Ufac vão trabalhar para que já no segundo semestre os cursos já estejam sendo ofertado para a comunidade. Enquanto gestora entendo o quanto esses cursos irão beneficiar nossos jovens e adultos. Não adiantar falarmos em ação de repreensão sem falar antes em prevenção, é necessário investimento na educação antes de falarmos em construção de presídios ou intervenções nas comunidades periféricas”, destacou Fernanda.

Os cursos ofertados pela Ufac serão Ciências Biológicas e Letras Português, em contrapartida os municípios terão que se responsabilizar pelo transporte dos estudantes e manutenção, limpeza e pavimentação, no prédio e seus arredores.
O prefeito de Epitaciolândia, Raimundão falou: “Nossa gestão está engajada em dar todo o suporte necessário para que os cursos fluam, a região tem a necessidade de cursar o nível superior de forma gratuita”, falou o prefeito em exercício.
Na ocasião Fernanda Hassem propôs outras parcerias com a equipe da Universidade para a realização do Internato Rural beneficiando comunidades ribeirinhas e rural, projeto de paisagismo com plantação de novas espécies de arvores no município vindas do Parque Zoobotânico e abertura de turmas do Pré – Enem.

O reitor Minoro falou da movimentação que vem sendo realizado para abertura dos cursos. “As conversas já vem sendo realizada há muito anos, na época a prefeita do município era a Deputada Leila Galvão, onde foi compactuada a construção com campus mas que infelizmente o Governo Federal não honrou o compromisso com a liberação de vagas para contratação de professores e recursos para oferecer, inicialmente, quatro cursos para os nossos jovens. E nós estamos aqui hoje conversando com a prefeita Fernanda e o prefeito Raimundão para que nós possamos oferecer dois cursos na Universidade Federal do Acre, que infelizmente não serão cursos regulares, para atender especialmente esses jovens que concluíram o ensino médio”, ressaltou Kinpara.

Comentários

comentários