quinta-feira, 4 setembro 2025
Início Site

Polícia Civil do Acre captura foragido da Justiça de Rondônia em Rio Branco

0

Lucas Rodrigues da Silva, de 26 anos, foi preso pela Polícia Civil do Acre, na manhã desta quinta-feira (04), na Avenida Epaminondas Jacome, no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco.

Contra Lucas constava um mandado de prisão expedido pela 2º Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Porto Velho (RO).

Lucas é investigado por uma tentativa de homicídio no Distrito da Vila Extrema em Rondônia. Consta nas investigações da Delegacia de Polícia Civil do Distrito de Extrema, de que Lucas na companhia de outro homem identificado como, Djorge, abordaram a vítima Geciel em via pública e o obrigaram a entrar na casa de Lucas. A vítima foi amarrada e torturada sobe alegação de ter delatado Alexandro e José, sobe acusação de ter informado a polícia que a dupla estaria envolvida em roubos de moto naquela localidade. Segundo Lucas, Geciel teria feito Alexandro ser preso injustamente, essa seria a principal linha de investigação que levou Lucas a tentar matar Geciel à golpes de faca, contudo, a vítima conseguiu escapar e fugir dos criminosos e pedir ajuda para moradores da região.

Lucas também é investigado em ter participação direta na chacina do bairro Taquari, crime ocorrido em janeiro de 2024, deixando 6 pessoas mortas à tiros.

Após uma intensa investigação, o suspeito foi localizado por investigadores da Policia Civil de Rio Branco, onde recebeu voz de prisão, sendo conduzido para a Delegacia Central de Flagrantes (Defla), ficando à disposição da justiça de Rondônia.

Secretária de Saúde do Jordão nomeia a própria mãe para cargo de direção em UBS e entra na mira do MP

0

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá, com atribuição no município de Jordão, recomendou ao prefeito e à secretária municipal de Saúde a exoneração da diretora da Unidade Básica de Saúde Antônio Rodrigues Damasceno.

A medida foi tomada porque a atual diretora é mãe da secretária de Saúde, situação que configura vínculo de subordinação direta entre familiares, o que afronta os princípios da administração pública.

Além disso, o MPAC recebeu denúncias de assédio moral na unidade, que não estariam sendo apuradas pela gestora da pasta.

Na recomendação, o órgão ministerial destacou que a manutenção da situação pode comprometer os princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência administrativa, além de caracterizar ato de improbidade. O documento também orienta que a nova nomeação seja feita com base em critérios técnicos e qualificação profissional, sem vínculos de parentesco com gestores municipais.

O MPAC estabeleceu prazo de 20 dias para a exoneração e de cinco dias para que a Prefeitura informe sobre o cumprimento ou não das providências solicitadas.

Acre registra três recordes meteorológicos em dois dias, aponta pesquisador

0

O início de setembro foi marcado por extremos climáticos no Acre, com três recordes meteorológicos registrados em apenas dois dias, segundo informações do pesquisador Davi Friale.

Na segunda-feira, 1º, Tarauacá registrou 38,4°C, a maior temperatura do ano no estado. Em Rio Branco, os termômetros chegaram a 37,1°C, estabelecendo o recorde de calor da capital em 2025.

O maior destaque, porém, veio na terça-feira, 2, quando uma chuva torrencial atingiu o município de Brasiléia, na região do Alto Acre, e acumulou 191,8mm de precipitação em poucas horas. O volume não apenas superou o recorde anterior do ano — 141mm em Cruzeiro do Sul, em 2 de janeiro — como também colocou Brasileia como a cidade com a maior chuva registrada no Brasil naquele dia.

Segundo Friale, esse foi o maior volume de chuva dos últimos dois anos no Acre, ultrapassando os 223,8mm registrados em Feijó, em abril de 2023. O fenômeno chama ainda mais atenção por ter ocorrido em pleno inverno, período geralmente mais seco no estado.

Na série histórica, os maiores acumulados de chuva no inverno acreano eram bem inferiores: 95mm em Rio Branco, em 10 de setembro de 2014, e 105mm em Cruzeiro do Sul, em 1º de setembro de 1978.

Friale alerta ainda que novas chuvas intensas podem ocorrer nos próximos dias, devido à chegada de uma onda polar prevista para sexta-feira, 5 de setembro.

Estudante acreana é premiada no Prêmio MEC da Educação Brasileira e participará do desfile de 7 de Setembro em Brasília

0

A jovem acreana Ana Evelyn Andrade Martins, de 18 anos, é uma das vencedoras da primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira, iniciativa nacional que reconhece estudantes, escolas, municípios e estados por avanços na qualidade da aprendizagem na Educação Básica. A estudante, que concluiu o ensino médio em 2024 no Colégio de Aplicação e recentemente ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), foi premiada na categoria Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com 960 pontos na redação, Ana Evelyn conquistou uma das melhores notas do estado, sendo selecionada entre os dois estudantes acreanos que se destacaram no exame. Como parte da premiação, ela embarca nesta semana para Brasília, onde irá compor o pelotão Brasil do Futuro durante o desfile cívico de 7 de Setembro, data que marca a Independência do Brasil.

“É uma gratidão imensa poder representar novamente o estado em outro evento tão importante e representativo. Sempre escolhi e me dediquei muito aos estudos, mas nunca imaginei que os resultados chegariam nessa esfera. Colher os frutos desse esforço para além da aprovação na universidade é algo sensacional e extremamente motivador”, destacou Ana Evelyn.

A estudante afirma ainda que o reconhecimento amplia suas perspectivas. “Chegar nesse nível me fez acreditar em possibilidades ainda maiores para a educação e para o meu futuro, além de ser uma experiência inspiradora para mim e para as pessoas que acompanham minha jornada”.

O Prêmio MEC da Educação Brasileira leva em conta indicadores como o Censo Escolar, o Ideb, a Avaliação da Alfabetização e o próprio Enem, e busca valorizar boas práticas alinhadas ao Plano Nacional de Educação (PNE). Nesta primeira edição, foram contemplados 116 premiados — incluindo 54 estudantes, 20 escolas, 35 municípios e quatro estados — distribuídos em oito categorias: Educação Infantil, Alfabetização, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação em Tempo Integral e Educação Profissional e Tecnológica. Ao todo, foram entregues 62 troféus e 54 medalhas, além de recursos financeiros destinados a melhorias educacionais, valorização de profissionais e infraestrutura escolar.

Folha do Acre fará cobertura completa da Expo Xapuri a partir desta quinta-feira

0

Após o sucesso da transmissão do Festival da Farinha, em Cruzeiro do Sul — que registrou média superior a 2 mil telespectadores por noite, a equipe do site Folha do Acre se prepara para iniciar, nesta quinta-feira (04), a cobertura ao vivo da primeira edição da Expo Xapuri.

A transmissão será comandada pelos jornalistas Gina Menezes e Alessandro Silva, com participação especial da digital influencer Thaís Leandra. Já as reportagens de campo ficarão por conta de Rael Porfírio, Matheus Aguiar e Mirlany Silva, que trarão ao público toda a movimentação, novidades e bastidores da feira.

O público poderá acompanhar tudo em tempo real pelo canal do Folha do Acre no YouTube e também pelo Instagram oficial do jornal.

O evento, que vai de quinta-feira (04) até domingo (07), tem como objetivo destacar a força do comércio, da agricultura, da pecuária e da indústria de Xapuri, além de fomentar negócios, trocas de experiências e oportunidades para expositores, empresários e empreendedores locais e convidados.

A primeira noite contará com o show do cantor Marcinho Sensação, prometendo muita animação e diversão ao som de seus maiores sucessos.

A programação da Expo Xapuri inclui ainda a escolha da Rainha do Rodeio, shows nacionais com Marcinho Sensação (04) e Ralf (06), além de rodeio e apresentações de artistas locais, com destaque para Sandra Melo e Jadson Santos.

Balsa com combustível pega fogo em Porto Walter; tripulante escapa sem ferimentos

0

Um incêndio atingiu, na tarde desta quarta-feira (3), uma balsa carregada com diesel e gasolina no município de Porto Walter, interior do Acre. Apesar da gravidade da ocorrência, ninguém ficou ferido.

De acordo com informações iniciais, o proprietário da embarcação conseguiu sair a tempo, sem sofrer lesões. O fogo mobilizou equipes da prefeitura, que atuam no combate às chamas para evitar que o material inflamável provoque uma explosão ou cause danos maiores.

Até o momento, não há confirmação sobre o que teria provocado o incêndio. O caso segue em apuração.

Polícia Militar prende homem com 1,5 kg de maconha em bairro da parte alta de Rio Branco

0

Uma guarnição do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), através da companhia CHOQUE, realizava um patrulhamento preventivo e ostensivo na tarde desta quarta-feira (03), no bairro Alto Alegre, parte alta de Rio Branco, quando ao passar pela rua São Pedro com a travessa Paraíba, perceberam a atitude suspeita de um indivíduo que tinha acabado de sair de uma residência.

A equipe policial resolveu proceder com a abordagem, na busca pessoal, foi localizado uma sacola com uma certa quantia de entorpecentes do tipo maconha, ao perguntar se havia mais drogas escondidas, o homem identificado como Pedro Henrique Souza Batista, de 18 anos, informou que tinha mais drogas no seu apartamento. Ao todo foram apreendidos 1,5 kg do entorpecente.

Diante das evidências de tráfico de drogas, Pedro recebeu voz de prisão pelo crime de tráfico de drogas, sendo encaminhado para a Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA) para que seja tomada as devidas providências cabíveis.

PM prende dupla com moto roubada no bairro Tucumã, em Rio Branco

0

Durante patrulhamento na tarde desta quarta feira (03), homens da Polícia Militar prenderam uma pessoa e apreenderam um adolescente de 16 anos no bairro Tucumã, em Rio Branco.

Os operadores da segurança pública resolveram proceder com a abordagem, ao perceber o retorno da viatura da PM, um dos indivíduos empreendeu fuga, outro apareceu e subiu na motocicleta e saíram rapidamente, porém, após um breve acompanhamento, a equipe de ROTAM conseguiu abordar a motocicleta e identificar os suspeitos pelo nome de Pedro Henrique Silva Roque, de 19 anos e um adolescente com as iniciais L.F.M dos S. de apenas 16 anos.

A dupla estava em posse de um motocicleta Honda Titan de cor vermelha que havia sido tomada de assalto na noite desta terça-feira no bairro Cidade Nova. Após consultar a placa, foi confirmado ser produto de roubo. Os militares perguntaram como eles adquiriram a motocicleta, porém, só afirmaram que sabiam que a moto era roubada.

Diante das evidências de receptação de moto roubada, Pedro Henrique recebeu voz de prisão e o adolescente voz de apreensão, sendo a dupla conduzida para a Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA), juntamente com a moto recuperada, para que sejam tomadas as devidas providências cabíveis.

Coronel Ulysses conquista aprovação de projeto que blinda Fundo Nacional de Segurança Pública de interferências do Governo Federal

0

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (02), o Projeto de Lei 3727/2024, de autoria do deputado Coronel Ulysses (União Brasil – AC), que representa uma vitória histórica para a segurança pública do país.

O texto aprovado acrescenta dispositivo à Lei nº 13.756/2018, para impedir que a União crie critérios ou exija providências administrativas, por meio de atos burocráticos, como condição para repassar recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) aos estados e municípios.

Segundo o parlamentar, a medida põe fim a práticas de ingerência política e garante que os recursos cheguem de forma direta e sem entraves à ponta do sistema de segurança.

“Não é aceitável que o Governo Federal utilize o Fundo como instrumento de barganha ou de controle político. Esses recursos pertencem ao povo e precisam estar à disposição imediata dos profissionais que arriscam suas vidas diariamente. Com a aprovação desse projeto, blindamos o Fundo e garantimos mais eficiência, autonomia e rapidez no investimento em segurança pública”, afirmou Coronel Ulysses.

O deputado ressaltou que a decisão do Plenário fortalece o pacto federativo e representa um recado claro de que o Parlamento está do lado de quem luta contra o crime.

“Enquanto o Governo Federal insiste em criar entraves e burocracias, nós aprovamos uma lei que dá mais liberdade a estados e municípios, valorizando os profissionais da segurança e protegendo milhões de brasileiros. Essa vitória é fruto de um mandato comprometido com resultados concretos”, concluiu.

Com a aprovação na Câmara, o projeto segue agora para o Senado Federal.

Mulher proibida de dirigir após condenação por homicídio culposo será notificada pelo MPAC por possível descumprimento da pena

0

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 14ª Promotoria de Justiça Criminal, vai adotar as providências no processo de execução penal de uma apenada condenada por homicídio culposo na direção de um carro, ocorrido em setembro de 2021, em Rio Branco.

As medidas têm como objetivo garantir o cumprimento da decisão judicial que determinou a suspensão do direito de dirigir veículos automotores pelo prazo de três anos, após o recebimento de informações de que a mulher teria sido vista conduzindo um veículo.

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco condenou a acusada a três anos de detenção, em regime aberto, além de penas restritivas de direitos e indenização à família da vítima.

O caso ocorreu em 29 de setembro de 2021, na Estrada da Floresta, quando a mulher, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), perdeu o controle do carro, invadiu a contramão e colidiu contra uma motocicleta pilotada por uma jovem, que morreu no local.

A apenada também será notificada para apresentar justificativas em audiência de justificação e para efetuar o pagamento da multa fixada na sentença.

Caso a conduta seja caracterizada como falta grave, poderá ser requerida a regressão do regime aberto para o semiaberto, com uso de tornozeleira eletrônica.