Na noite desta sexta-feira, 1º, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realizou o lançamento oficial da Plataforma do Ecossistema de Inovação do Acre. O evento aconteceu no Espaço Indústria da Expoacre e reuniu representantes do setor produtivo, instituições de ensino e pesquisa, startups, empresários, gestores públicos e demais agentes da inovação.
A nova ferramenta digital tem como objetivo mapear, conectar e fortalecer os diversos atores do ecossistema de inovação no Acre, promovendo um ambiente mais colaborativo, transparente e voltado ao desenvolvimento de soluções para os desafios locais.
Durante lançamento, o representante da Seict destacou que a plataforma permite o acesso gratuito e atualizado a informações sobre empresas inovadoras, instituições de pesquisa, editais, políticas públicas, oportunidades de negócios, eventos e boas práticas.Além disso, qualquer organização interessada em integrar o ecossistema pode se cadastrar diretamente pelo site.
“Estamos apresentando a Plataforma de Gestão do Ecossistema de Inovação, que visa conectar e integrar os principais atores do ambiente de inovação no Acre, como startups, pesquisadores, instituições de ensino (Senai, Ufac, Ifac e outras) e laboratórios de tecnologia. A proposta é centralizar informações relevantes, como agendas de eventos, cursos e treinamentos, além de editais promovidos por instituições como o governo do Estado, Fapac, Sebrae, Ufac e Ifac. A plataforma também contará com um cadastro de serviços de apoio, reunindo profissionais como consultores, desenvolvedores e programadores. Um dos principais recursos será o cadastro de startups, permitindo que essas empresas divulguem seus projetos e produtos.
O governo do Estado se compromete a manter a plataforma ativa e atualizada, promovendo-a como referência para pesquisadores, instituições externas e investidores interessados no ecossistema de inovação acreano”, destaca o secretário de Indústria, Assurbanípal Mesquita.
O consultor da Seict e idealizador da plataforma, Enarde Fernandes, explicou que a iniciativa é o principal canal de fomento à inovação e tecnologia do Estado. “A plataforma funcionará como uma vitrine para startups, incentivando-as a se cadastrar e apresentar seus projetos. O objetivo é impulsionar a inovação em todo o Estado e o público-alvo abrange as startups, a comunidade em geral e o setor público. A plataforma disponibilizará informações, como cadastros digitais e a agenda do setor público estadual”, disse Fernandes.
A nova plataforma busca centralizar informações, promover oportunidades e ampliar o acesso a dados e iniciativas relacionadas à inovação tecnológica. Entre os principais recursos estão a divulgação de agendas de eventos e capacitações, acesso a editais de fomento, cadastro de serviços especializados e a vitrine de startups acreanas, que poderão apresentar seus produtos e projetos à sociedade e a possíveis investidores.
Agência de Notícias do Acre