quarta-feira, 20 agosto 2025
Início Site

Mailza recebe confirmação de apoio da União Progressista em convenção nacional: “Vamos ter uma grande governadora no Acre”, diz Ciro Nogueira

0

Em um ato considerado histórico para a política nacional, o União Brasil e o Progressistas (PP) formalizaram nesta terça-feira, 19, em Brasília, a criação da Federação União Progressista (UPb). A convenção conjunta, realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, reuniu lideranças políticas de todo o país e confirmou a consolidação da maior força partidária do Congresso Nacional.

Do Acre, participaram o governador Gladson Cameli, a vice-governadora Mailza Assis, o presidente da Assembleia Legislativa, Nicolau Júnior, e o deputado federal Zezinho Barbary. Também marcaram presença os governadores Marcos Rocha (RO), Wilson Lima (AM) e Antônio Denarium (RR), além de parlamentares, prefeitos e dirigentes das duas siglas.

Mailza Assis confirmada como candidata da Federação em 2026

O senador Ciro Nogueira, copresidente da União Progressista, confirmou a vice-governadora Mailza Assis como o nome da federação para disputar o governo do Acre em 2026. “Não tenha dúvida. O grande comandante do processo político no Acre é o governador Gladson Cameli, e ele já me informou que a nossa candidata é a Mailza. Nós estaremos com ela nesse projeto, que é um projeto vencedor. Tenho certeza de que, se depender dos Progressistas e do União, vamos ter uma grande governadora a partir de 2027”, afirmou Ciro Nogueira.

A vice-governadora agradeceu a confiança das lideranças nacionais e reafirmou seu compromisso com os acreanos. “Recebo com humildade, coragem e esperança. Tenho orgulho de representar a força do nosso povo. Sei da responsabilidade que é conduzir esse projeto e quero garantir que estarei pronta para trabalhar por um estado mais justo, com mais oportunidades e com um futuro melhor para todos”, destacou Mailza.

No Acre, Gladson Cameli vai comandar a presidência estadual da União Progressista. Em seu discurso, o governador destacou a importância da federação para o fortalecimento da democracia. “É uma honra participar da União Progressista. Viemos de um Estado que lutou para ser brasileiro no extremo norte e hoje damos um passo para fortalecer nossa democracia, diminuir as diferenças entre as pessoas e garantir um futuro com mais oportunidades”, disse Gladson.

Discursos de unidade nacional

A convenção contou ainda com pronunciamentos de outras lideranças nacionais. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ressaltou que a fusão entre os dois partidos representa um movimento histórico de fortalecimento da política brasileira.

“A União Progressista nasce de um grande desejo de diminuir a fragmentação partidária para que possamos defender programas e ideias para enfrentar os problemas do nosso país. Esse é um movimento voltado para o futuro, com serenidade e responsabilidade”, declarou.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também enfatizou o caráter transformador da nova federação.

“O Brasil aguardava com ansiedade esse espaço. Essa união vai nos permitir discutir temas relevantes, enfrentar crises fiscais, renovar a esperança e construir um caminho de prosperidade. Tenho certeza de que esse é um passo decisivo para transformar o Brasil”, afirmou.

Força política

Com a formalização, a federação Progressista passa a ter a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares, 15 senadores, além de sete governadores, 1.335 prefeitos e 12.398 vereadores. A federação também contará com a maior fatia do fundo eleitoral, estimado em quase R$ 1 bilhão, e do tempo de televisão, o que deve impulsionar as candidaturas de 2026.

A gestão será compartilhada entre Ciro Nogueira e Antônio Rueda pelos próximos quatro anos.

Antônio Rueda, copresidente da União Progressista, resumiu o espírito do encontro. “Hoje realizamos um sonho para a política, transformando o Brasil. Essa é uma aliança poderosa que muda o rumo do país e nasce comprometida com prosperidade, responsabilidade e o bem-estar do povo brasileiro”.

Mailza no centro do projeto acreano

Com o respaldo do governador Gladson Cameli e a confirmação pública de Ciro Nogueira, a vice-governadora Mailza Assis se consolida como a principal aposta da federação para o Acre em 2026. O apoio da maior força política do país marca um divisor de águas na sua pré-candidatura ao governo.

Crianças ficam feridas após colidirem bicicleta contra caminhão em Cruzeiro do Sul

0

Grave acidente envolvendo duas crianças é registrado em Cruzeiro do Sul

Na tarde desta terça-feira (19), um grave acidente de trânsito foi registrado no bairro Jardim Primavera, em Cruzeiro do Sul, envolvendo duas crianças que estavam em uma bicicleta.

De acordo com informações extraoficiais, as menores acabaram colidindo contra um caminhão em circunstâncias que ainda não foram esclarecidas. O policiamento de trânsito foi acionado, isolou a área e iniciou os procedimentos cabíveis para apurar as causas do acidente.

Imagens feitas no local mostram as duas crianças caídas no chão, sendo uma delas com uniforme escolar. Ambas apresentavam ferimentos pelo corpo e receberam os primeiros atendimentos de paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acionado imediatamente após o ocorrido.

As duas vítimas foram encaminhadas ao Pronto-Socorro de Cruzeiro do Sul. Segundo informações médicas, o estado de saúde das crianças é considerado estável, mas elas seguem em observação para continuidade do atendimento.

A Polícia de Trânsito deve apurar as circunstâncias exatas do acidente.

Presidente Gabriela Câmara vai ao TCE e apresenta avanços na regularização fundiária no Acre

0

Na manhã desta terça-feira (19), a presidente do Instituto de Terras do Acre (ITERACRE), Gabriela Câmara, esteve no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC) acompanhada de sua equipe técnica para apresentar o planejamento, os resultados e as ações em andamento na área de regularização fundiária.

Durante a agenda, Gabriela destacou que a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a transparência e a busca por orientações junto aos órgãos de controle. “Essa é uma orientação do Governador Gladson Cameli, transparência das ações em nossa instituição. Nós fomos apresentar os trabalhos, as ações, o que já realizamos em 2025 e o que ainda estamos planejando. Também levamos a execução dos serviços feitos diretamente pelo ITERACRE e pelas empresas que nos prestam apoio. Além disso, pedimos orientação, porque entendemos que só com diálogo é possível fortalecer nossas entregas”, afirmou.

A equipe do ITERACRE foi recebida pela presidente do TCE-AC, conselheira Dulce Benício, que elogiou a organização da instituição e parabenizou o esforço em colocar a regularização fundiária como prioridade. Segundo Dulce, o tema é estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Acre, especialmente por seu impacto na zona rural.

Na ocasião, foram apresentados dados detalhados sobre os contratos vigentes, licitações realizadas e o custo financeiro das etapas do processo de regularização, evidenciando a seriedade da gestão e a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos.

O encontro também teve conexão com a Agenda 2030 da ONU, um plano de ação global que contempla objetivos como erradicação da pobreza, agricultura sustentável, saneamento básico e justiça social. Gabriela ressaltou que o ITERACRE atua alinhado a esses princípios, já que a regularização de lotes garante não apenas segurança jurídica às famílias, mas também condições para avanços em saneamento, bem-estar e sustentabilidade.
“A regularização fundiária é um passo essencial para dar dignidade às pessoas, garantir justiça social e promover o desenvolvimento sustentável do Acre. Estamos empenhados em mostrar que cada ação nossa está alinhada com os compromissos globais e com a transparência que a sociedade exige”, concluiu Gabriela.
Com a receptividade positiva do TCE-AC, a expectativa é que o ITERACRE siga fortalecendo suas parcerias institucionais, avançando na missão de transformar a realidade fundiária do estado e garantindo mais cidadania à população acreana.

No Acre, governo Lula tem alto índice de rejeição com 67%, diz pesquisa

0

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enfrenta alta rejeição no estado do Acre, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto RealTime Big Data e divulgada nesta terça-feira, 19, durante o programa Gazeta Alerta, da TV Gazeta.

De acordo com o levantamento, 67% dos eleitores ouvidos disseram desaprovar a administração de Lula, enquanto 28% afirmaram aprovar. Outros 5% não souberam ou não quiseram responder.

O estudo foi realizado entre os dias 16 e 17 de agosto e ouviu 800 eleitores em todas as regiões do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Pesquisa aponta que 64% dos acreanos aprovam gestão do governador Gladson Camelí

0

O governador Gladson Cameli mantém alta aprovação no Acre, com 64% dos eleitores avaliando positivamente sua gestão, segundo pesquisa do Instituto RealTime Big Data divulgada nesta terça-feira, 19, no programa Gazeta Alerta, da TV Gazeta.

De acordo com o levantamento, 34% dos entrevistados disseram desaprovar a administração do governador, enquanto apenas 2% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.

O estudo foi realizado entre os dias 16 e 17 de agosto, ouvindo 800 eleitores em todas as regiões do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Gestão de Tião Bocalom em Rio Branco tem aprovação de 56%, aponta pesquisa

0

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto RealTime Big Data, a gestão do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, é aprovada por 56% dos eleitores da capital acreana. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 19, durante o programa Gazeta Alerta, da TV Gazeta.

A pesquisa entrevistou 800 eleitores, sendo 53% mulheres e 47% homens, com predominância de moradores da capital acreana. O levantamento também teve como objetivo sondar intenções de voto para o Governo do Acre e para o Senado nas eleições de 2026.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo os resultados, 42% dos entrevistados desaprovam a gestão de Bocalom, enquanto apenas 2% não souberam ou não quiseram responder à pesquisa.

Nova pesquisa para o governo: Alan Rick lidera em cenários com Mailza e Bocalom

0

O senador Alan Rick (União Brasil) continua liderando as pesquisas de intenções de votos para a disputa do governo do Acre nas eleições de 2026. A última pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data e divulgada nesta terça-feira (19) mostra vantagem de Alan em dois cenários: um com a vice-governadora Mailza Assis na disputa e outro com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

No primeiro cenário, onde Alan tem como adversária Mailza Assis, André Kamai e Thor Dantas, o senador acreano lidera a pesquisa com 44% das intenções de votos, seguido Mailza com 18%, Kamai 5% e Thor com 4%. Brancos e nulos somam 8% e não souberam responder 21%.

Já no cenário com Bocalom e sem Mailza na disputa, Alan Rick segue liderando. O senador aparece com 38%, enquanto Bocalom tem 27%. Os demais candidatos seguem com a mesma pontuação.

No terceiro cenário, que reúne Alan Rick, Bocalom e Mailza Assis, o senador mantém a liderança com 35%, mas iria para o 2º turno com Bocalom, que aparece em segundo lugar, com 23%, seguido por Mailza Assis, que atinge 14%. André Kamai e Thor Dantas mantêm 5% e 4%, respectivamente. Nulos e brancos são 6%, enquanto 13% não souberam ou não quiseram responder.

O levantamento foi realizado nos dias 16 e 17 de agosto de 2025, com 800 entrevistas, margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Tanízio Sá inicia montagem de chapa para disputar presidência do MDB no Acre

0

O deputado estadual Tanízio Sá (MDB) deu início à montagem da sua chapa para disputar a presidência do diretório estadual do MDB no Acre, em oposição ao atual presidente, Vagner Sales. A reunião aconteceu nesta terça-feira (19), durante um almoço no restaurante A Princesinha, com um grupo de emedebistas.

Estiveram presentes no encontro Leonardo Melo, filho do ex-deputado e ex-presidente do partido Flaviano Melo, o vereador de Rio Branco Éber Machado, o vereador Fábio Araújo e o presidente da Fundação Ulysses Guimarães no Acre, André Ariosto.

Tanízio Sá, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do MDB, afirmou: “É hora de garantir alternância de poder e dar mais voz a todos os membros do partido. Queremos fortalecer o MDB e ampliar sua representatividade no Acre”.

A eleição para a presidência do diretório estadual está prevista para o dia 29 de agosto de 2025.

Gladson lidera disputa para o Senado em 2026 em todos os cenários, aponta pesquisa

0

O atual governador do Estado, Gladson Camelí, lidera as intenções de votos para a disputa de duas vagas para o Senado em 2026 pelo Acre.

Segundo pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela TV Gazeta/Rede Record e divulgada nesta terça-feira, 19, o governador Gladson Camelí (Progressistas) aparece como favorito em todos os cenários simulados, mas um número expressivo de eleitores ainda não definiu seu voto. No próximo ano, duas vagas para o Senado estarão disponíveis.

A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos; e o nível de confiança é de 95%.

No levantamento espontâneo, quando os entrevistados mencionam o nome do candidato sem serem apresentados, Camelí aparece com 5%, seguido por Jorge Viana (PT) e Márcio Bittar (UB), ambos com 1%.

Gonzaga é homenageado por cônsul peruano pelos serviços prestados em prol da integração comercial entre Acre e Peru

0

O primeiro-secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (19) a visita do cônsul-geral do Peru no Acre, Pedro Alberto Rubin Heraud, para tratar do fortalecimento dl comércio bilateral.

Na ocasião, o deputado acreano foi homenageado pelo cônsul peruano pelos serviços prestados às comunidades brasileira e peruana em prol do fortalecimento da integração comercial entre Acre e Peru.

Gonzaga, que defende o comércio bilateral com os países vizinhos como forma de desenvolvimento econômico do Acre, agradeceu a homenagem e afirmou que a responsabilidade de lutar pela integração comercial entre os dois países só aumenta. O parlamentar destacou os avanços no comércio entre Acre e o Peru.

“Recebo essa homenagem com muita alegria, pois é um reconhecimento que o trabalho que estamos desempenhando em prol da interação entre Acre e Peru está dando resultados. Isso nos traz mais motivação para continuarmos buscando que essa integração seja cada vez mais realidade”, disse Gonzaga.

O cônsul Pedro Alberto explicou que a homenagem tem como objetivo fomentar o espírito de união entre o Acre e as regiões peruanas.

“Essa homenagem ao deputado Gonzaga é uma forma de fomentar o espírito de união e crescimento das regiões de fronteiras entre Brasil e Peru. Queremos melhorar a situação econômica das pessoas que moram nessas regiões”, disse o cônsul.