quinta-feira, 14 agosto 2025
Início Site

Polícia prende homem por descumprir medida protetiva e agredir ex-esposa em Porto Acre

0

Na manhã desta quarta-feira, 13, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Porto Acre, prendeu S.K.T.O., de 28 anos, em uma clínica particular localizada na Vila do Incra, por volta das 9h.

A prisão ocorreu no âmbito da Operação Shamar, deflagrada em todo o país de 1º de agosto a 4 de setembro, com foco no combate à violência doméstica e ao feminicídio.

De acordo com as investigações, o homem é acusado de descumprir medida protetiva e agredir sua ex-companheira. Após a confirmação da ocorrência, a equipe policial se deslocou até o endereço e efetuou a prisão.

A Polícia Civil reforça que a ação integra os esforços para garantir a segurança das vítimas e a aplicação rigorosa da Lei Maria da Penha, mantendo tolerância zero contra qualquer forma de violência doméstica.

Com informações Ascom Polícia Civil

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em investigação de pedofilia no Belo Jardim, em Rio Branco

0

Na manhã desta quarta-feira, 13, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), com apoio da Coordenação de Recursos Especiais (CORE), deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara da Infância e Juventude de Rio Branco.

A ação é resultado de uma investigação sobre crime de pedofilia, que apontou a participação de um adolescente no caso. Durante o cumprimento do mandado, os policiais apreenderam dispositivos eletrônicos, como aparelho celular e computador, que serão encaminhados à perícia para análise detalhada.

De acordo com a autoridade policial, as investigações prosseguem e poderão resultar na representação por um mandado de internação contra o adolescente investigado, a depender das provas coletadas.

O cumprimento do mandado ocorreu no Bairro Belo Jardim, na capital acreana, e faz parte dos esforços da instituição para coibir crimes sexuais contra crianças e adolescentes, garantindo a responsabilização dos envolvidos e a proteção das vítimas.

Ascom Polícia Civil

PM cumpre mandado de prisão contra mulher de 23 anos por organização criminosa no Segundo Distrito de Rio Branco

0

Na noite desta quarta-feira (13), a Polícia Militar deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Maria Clara da Silva Borges, de 23 anos, por integrar organização criminosa.

O mandado de prisão foi expedido pela Vara de Delitos e Organizações Criminosas da Comarca de Rio Branco.

Policiais Militares da Força Tática do 2º Batalhão receberam a informação de que no km 07 do Ramal da Usina, no bairro Belo Jardim 3, havia uma mulher foragida da Justiça. Prontamente a equipe policial se dirigiu até o endereço informado e encontraram Maria Clara. Após confirmar que a mulher era procurada pela Justiça, a guarnição policial deu voz de prisão e encaminhou a foragida para a Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA) para os devidos procedimentos legais.

A jovem é mãe de duas crianças pequenas, sendo um de 1 ano de idade e outro de 2 anos. Por ainda amamentar os filhos, as autoridades acreditam que possivelmente ela ganhará liberdade na audiência de custódia.

Superintendente da RBTrans nega acusações de assédio e registra queixa na polícia: “Minha honra e dignidade estão sendo atacadas”

0

O superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, negou publicamente supostos casos de assédio moral atribuídos a ele e afirmou ter registrado queixa na Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) contra o que classificou como calúnia e difamação.

“Estou me sentindo atacado, prejudicado. A minha honra e a minha dignidade estão sendo atingidas, minha família está sendo atacada por culpa desses covardes que estão por trás politicamente”, declarou Clendes.

Clendes disse ainda que as acusações partem de pessoas que “não tiveram seus interesses atendidos” e que as denúncias seriam “levianas”, com o objetivo de promover um “assassinato de reputação nas redes sociais”.

O superintendente ressaltou que tem 55 anos, ficha limpa e nunca respondeu a processos ou foi condenado. “Nunca me envolvi em corrupção. Acredito na Justiça, na Polícia e no Ministério Público. Quero provar a minha inocência”, afirmou.

Ele também criticou o fato de um parlamentar ter levado o assunto à tribuna com base em informações anônimas. “O procedimento correto de qualquer cidadão que tenha sua vida atacada é procurar primeiro a delegacia, não político nem holofote político”, completou.

PF cumpre mandados no Acre, sequestra bens e bloqueia contas de investigados em operação contra crimes ambientais

0

A Polícia Federal no Acre deflagrou, nesta quarta-feira (13/8), a Operação Centrália, para combater crimes ambientais relacionados à provocação de incêndio de grandes proporções na zona rural de Boca do Acre/AM. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos municípios de Rio Branco/AC e de Boca do Acre/AM.

As investigações apontam que as queimadas consumiram mais de 480 hectares — área equivalente a mais de 450 campos de futebol —, causando danos ambientais estimados em cerca de R$ 35 milhões, conforme laudo do setor técnico-científico da Polícia Federal. Também foi possível detectar que a região afetada vem sendo continuamente desmatada, apresentando clara característica de utilização para formação de pastagens destinadas à criação de gado, sem que haja autorização dos órgãos responsáveis.

O trabalho investigativo apontou que o fogo foi criminoso e provocou severos impactos ambientais. Diante da magnitude do dano e da reincidência, a Justiça Federal determinou o sequestro de bens móveis e imóveis, bem como o bloqueio de contas bancárias dos investigados, visando garantir recursos para a recomposição da área degradada e a reparação do dano ambiental.

Com informações Ascom Polícia Federal

Bocalom descarta afastar Clendes Vilas Boas e diz que superintendente da RBTrans faz “trabalho honesto”

0

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), afirmou nesta quarta-feira (13) que não há motivos para afastar o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, mesmo diante de denúncias recentes. Para o prefeito, as acusações não têm autoria definida e classificou-as como “apócrifas”. “Afastar por quê? Denúncias apócrifas! Não tem denunciante!”, destacou.

Bocalom reforçou que o trabalho de Vilas Boas tem sido sério e honesto, visando modernizar e organizar a Superintendência de Transportes e Trânsito. “São os insatisfeitos com o trabalho honesto, sério, que ele está fazendo e que está mexendo em interesses que prevaleceram nos velhos tempos. Hoje está muito fácil destruir a reputação de alguém que não atenda aos seus interesses! Basta montar uma denúncia”, afirmou.

Projeto de lei prevê aumento do tempo de internação de menores infratores para até 10 anos em casos graves

0

Foi aprovado nesta quarta-feira, 13, lei que amplia de três para até cinco anos o tempo máximo de internação de adolescentes que cometem atos infracionais. Nos casos cometidos com violência, grave ameaça ou equiparados a crime hediondo, o período poderá chegar a até dez anos.

O Projeto de Lei nº 1.473/2025, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT/ES), também modifica regras sobre atenuantes por idade que reduzem o tempo de prescrição da pena. Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece três anos como limite para internação. Com a mudança, o prazo poderá ser estendido e, em situações mais graves, dobrado.

Inicialmente, o texto previa até cinco anos de internação para atos infracionais praticados com violência ou grave ameaça e até o dobro desse período para crimes dolosos contra a dignidade sexual ou que resultassem em morte. Durante a análise, Contarato apresentou emenda que especifica a transferência de adolescentes que atinjam a maioridade para unidades específicas, separadas dos demais jovens e distintas de estabelecimentos prisionais destinados a adultos, assegurando a continuidade das ações socioeducativas e a integridade física e psicológica.

Outra alteração proposta pelo projeto é no Código Penal, restringindo a redução do tempo de prescrição para idosos com mais de 75 anos na data da sentença — atualmente o benefício é concedido a partir dos 70 anos. Para jovens, a regra só será aplicada quando o réu tiver menos de 21 anos na data da sentença, e não mais no momento do cometimento do crime.

O parecer favorável da relatora, senadora Damares Alves (Republicanos/DF), destaca que a ampliação do prazo permitirá uma avaliação mais criteriosa e individualizada dos casos, reforçando a credibilidade do sistema de justiça juvenil e a proteção da sociedade. A matéria segue agora para decisão final na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Comissão de Assuntos Econômicos aprova incentivo à conectividade rural

0

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira, 12, o parecer favorável do senador Alan Rick (União-AC) ao projeto que isenta taxas e contribuições sobre torres e estruturas de telecomunicação instaladas no campo.

De acordo com o parlamentar, a medida é estratégica para ampliar o acesso à internet no meio rural, impulsionando a produtividade, a educação e o desenvolvimento regional.

“Cada torre erguida é um canal de oportunidades para o produtor que aumenta sua produtividade, para o estudante que acessa conhecimento e para a comunidade que se conecta ao país e ao mundo. Desonerar a infraestrutura rural não é perder receita, é criar as condições para gerar muito mais”, afirmou Alan Rick.

O senador destacou que a conectividade no campo permite ao pequeno agricultor acessar novas técnicas, realizar negócios sem intermediários e conquistar novos mercados. “É um ganha-ganha: o produtor cresce, a comunidade se desenvolve e o Brasil se conecta”, concluiu. A proposta agora segue para análise do Plenário.

Ex-servidora diz que precisou deixar Rio Branco após ser perseguida por Clendes Vilas Boas: “destruiu a minha família”

0

Daniela Paiva, ex-servidora da administração municipal fez graves denúncias durante uma transmissão ao vivo no Instagram, realizada na tarde desta quarta-feira (13). No vídeo, ela prestou solidariedade à influenciadora e também ex-servidora Marília Rodrigues, que depôs nesta quarta-feira, 13, na Câmara Municipal de Rio Branco sobre casos de assédio moral no Executivo.

A ex-servidora relatou ter sido vítima de perseguição e assédio moral por parte de Clendes Vilas Boas, que à época ocupava cargo de direção na RBTrans, e afirmou que a situação se agravou pela suposta omissão.

“Esse cara prejudicou o meu vínculo familiar, prejudicou a minha reputação na vida pública, na política e no meu trabalho. Ele destruiu os meus sonhos. […] Eu registrei um assédio moral que sofri dentro do gabinete”, declarou.

Segundo seu relato, ela deixou Rio Branco para “recomeçar uma nova vida” devido ao desgaste emocional e a falta de apoio.

“E sabe como foi minha forma de melhorar muito? Saindo de perto, desistindo dos meus sonhos. Porque seu Vilas Boas foi dizer que eu tinha mandado fechar ramal, fazer moitinho para fechar ramal. Destruiu a minha família por conta disso, meus vínculos familiares. A minha vivência com as pessoas onde eu morava há 30 anos dentro de um ramal. As pessoas ficaram com ódio de mim porque diziam que eu trabalhava com o prefeito.”

Na live, a ex-servidora afirmou que as denúncias feitas pela influenciadora são verdadeiras.

“Por isso que eu recomecei a minha vida. […] Tudo que essa Marília está expondo aí nos jornais e falando é verdade. Pode ir atrás que é tudo verdade”, afirmou, acrescentando que deixará a live salva em seu perfil.

A Câmara de Vereadores de Rio Branco segue colhendo depoimentos relacionados a denúncias de assédio moral e perseguição na administração municipal. Até o momento, não houve posicionamento oficial sobre as declarações feitas na transmissão.

PM intercepta carregamento de contrabando de cigarros no Ramal Novo Horizonte, em Vila Campinas

0

Durante patrulhamento de rotina no Ramal Novo Horizonte, na altura do km 01, a Polícia Militar realizou abordagens a veículos que transitavam pela via. Em uma das fiscalizações, foi interceptado um automóvel Chevrolet Classic, de cor vermelha.

De acordo com a corporação, um automóvel conduzido por G.S.C., de 31 anos, foi parado para fiscalização. Na vistoria, os militares localizaram 26 caixas de cigarros — cada uma com 25 maços — totalizando 650 maços do produto.

O condutor recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro para os procedimentos legais.

Além da carga ilícita, foram apreendidos três aparelhos celulares — dois da marca Motorola, em funcionamento, e um da marca Xiaomi, sem uso —, uma mochila com pastas e documentos que, segundo o suspeito, pertenciam a seu açougue em Rio Branco, uma máquina de cartão e R$ 102 em espécie.

Segundo a polícia, o uso de algemas foi necessário devido ao comportamento agitado e nervoso do homem, como forma de preservar a integridade dele e dos agentes.

A PM destacou que, após a revitalização da estrada, o Ramal Novo Horizonte se tornou um importante corredor para o escoamento da produção local, mas também vem sendo utilizado para a prática de crimes como tráfico de drogas, contrabando e roubos. A corporação reforçou que continuará intensificando as ações de fiscalização para garantir segurança e tranquilidade aos moradores da região.