A ausência da governadora do Acre, Mailza Assis, na coletiva de imprensa realizada neste domingo (5), em Rio Branco, chamou atenção durante o anúncio do decreto de situação de emergência em seis municípios afetados pelas cheias dos rios no estado. Seria o primeiro decreto do governo dela.
O evento ocorreu presencialmente na sede do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) e contou com a participação de secretários de Estado e do coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista. A presença da governadora era aguardada, conforme havia sido informado previamente pela Secretaria de Estado de Comunicação.
A assessoria de imprensa da governadora não soube explicar o motivo da ausência da governadora que parece ter desistido de comparecer apenas minutos antes.
Minutos antes do início da coletiva, um policial responsável pela segurança da governadora chegou a estar no prédio do Imac, mas deixou o local pouco antes do começo da entrevista concedida à imprensa.
Questionado sobre a ausência, o secretário-chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni, afirmou não ter informações sobre o motivo da não participação da governadora no evento. Segundo ele, trata-se do primeiro decreto normativo assinado por Mailza desde que assumiu a chefia do Executivo estadual.
O decreto de situação de emergência foi anunciado diante do cenário de elevação do nível dos rios em diversos municípios acreanos, situação que tem mobilizado a Defesa Civil e órgãos do governo para ações de monitoramento e apoio às famílias afetadas.
A ausência da governadora em um ato considerado relevante dentro do contexto de crise climática acabou gerando questionamentos nos bastidores políticos

