Na manhã desta segunda-feira (23), quatro detentos fugiram do presídio Manoel Neri, localizado em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Os presos escaparam da cela 316, situada no Bloco 3 da unidade prisional.
Os foragidos foram identificados como Railon Rodrigues Lopes, João Paulo Lima de Souza, Izaqueu da Conceição Lima e Robson Rodrigues da Silva. Equipes da Polícia Penal já iniciaram as buscas na tentativa de recapturá-los.
A fuga acontece poucos dias após uma operação realizada dentro do próprio presídio, quando agentes encontraram um celular, ferros e sinais de escavação em celas dos blocos 3 e 4. O material apreendido levantou suspeitas sobre possíveis tentativas de evasão na unidade.
Este é o terceiro caso de fuga registrado no presídio Manoel Neri em um intervalo de seis meses.
Ocorrências anteriores foram registradas em setembro do ano passado e no último dia 1º de março, o que acende um alerta sobre a segurança no local.
As circunstâncias da fuga ainda estão sendo investigadas pelas autoridades. O presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Marcos Frank Costa, informou que todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para a recaptura dos fugitivos, além do reforço na segurança da unidade prisional.
Nota pública
Em nota, o governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informou que a fuga foi identificada ainda na madrugada desta segunda-feira (23), na Divisão de Estabelecimento Penal de Cruzeiro do Sul, especificamente no Bloco 3, cela 16.
De acordo com o comunicado, os detentos conseguiram escapar pela laje da cela, após abrirem um buraco na estrutura.
Ainda segundo a nota, estão foragidos:
- Izaqueu da Conceição Lima
- João Paulo Lima de Souza
- Railon Rodrigues Lopes
- Robson Rodrigues da Silva
O governo informou também que, imediatamente após a constatação da fuga, foi iniciada uma operação de recaptura. A Polícia Penal, com apoio das demais forças de segurança do Estado, segue mobilizada e empregando todos os esforços para localizar e prender os fugitivos.

